domingo, 25 de junho de 2017

Manhã de domingo: Como a vida destas seis pessoas mudou numa noite

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Homens, mulheres, novos e velhos. O fogo destruiu grande parte do concelho de Pedrógão Grande e eles sobreviveram. Agora, tentam regressar à normalidade. Uma história oral de uma semana de inferno.
Além do antigo presidente da câmara de Oliveira de Azemeis, outros quatro arguidos devem ficar em prisão preventiva, pede o Ministério Público. Dois arguidos estão em casa.
Filipe Lopo anda sozinho a bater às portas. Paulo e Carla estão com medo de uma fábrica que ainda deita fumo. E há queixas de que os psicólogos saem sempre às 18h00. "Ninguém quer saber de nós."
Horas antes de ser conhecido o relatório da Proteção Civil sobre a atuação do SIRESP em Pedrógão Grande, a ministra da Administração Interna diz que só se demite se António Costa pedir a sua saída.
Um camião-cisterna com petróleo capotou numa zona remota do Paquistão. Populares que se juntaram para aproveitar o petróleo derramado morreram com a explosão, depois de um deles acender um cigarro.
Faz este sábado uma semana desde o início do incêndio de Pedrógão Grande, que fez 64 mortos e 254 feridos. A Proteção Civil assumiu falhas no SIRESP. Incêndio em Góis foi extinto às 13h.
As chamas extinguiram-se. Manuel já sabe que o filho morreu. Cacilda vive numa casa com um buraco no teto. Maria do Céu ainda está sem voz de tanto ter gritado. "Parece que ainda vejo o fogo."
Quando José Alves fez um post no Facebook a pedir donativos para as vítimas do fogo de Pedrógão Grande, estava longe de imaginar que iria angariar 10 toneladas de bens.
O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda.
O Observador reconstituiu, minuto a minuto, os primeiros 3 dias do incêndio de Pedrógão Grande. A luta contra o fogo que matou 64 pessoas minuto a minuto, desde que o incêndio deflagrou.
Ainda existem muitas terras sem dono em Portugal, apesar das várias tentativas de cadastrar o território. A situação complica a limpeza das terras. Não há a quem pedir responsabilidades. 
Opinião

Vasco Pulido Valente
…hopes expire of a low dishonest decade…

João Marques de Almeida
Como não podia deixar de ser, no meio da irresponsabilidade geral, não faltaram os apelos do primeiro-ministro à “unidade nacional”. Perante uma crise, os instintos do Estado Novo surgem imediatamente

Alberto Gonçalves
Portugal não cede à baixa política, leia-se permite a impunidade geral. Portugal, repete-se, é uma nação muito forte, leia-se um recreio de oportunistas, desnorteados ao primeiro assomo da realidade.

José Milhazes
O PCP criou um site para celebrar os 100 anos da revolução bolchevique de 1917, mas abre-o logo com uma fotografia falsificada de Lenine. Trata-se apenas da primeira de muitas falsificações históricas

Ruth Manus
Foi aí que percebi que “eu te amo” seria uma belíssima solução para o amor português. Na verdade, nós no Brasil nem falamos o “eu”. Basta o “te amo”. O que importa é que é uma expressão fácil.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário