domingo, 25 de junho de 2017

Incêndio leva à retirada de 400 pessoas de casa em Espanha

Incêndio está a queimar uma zona de pinheiros e cultivos de Moguer, na área natural de proteção envolvente do Parque Nacional de Doñana, Huelva
Resultado de imagem para Incêndio leva à retirada de 400 pessoas de casa em Espanha
Mais de 400 pessoas foram desalojadas preventivamente hoje de madrugada devido a um incêndio florestal em Moguer, Huelva (sul de Espanha), perto do parque natural de Doñana, revelou hoje o El País, citando autoridades de socorro da Andaluzia.
O incêndio está a queimar uma zona de pinheiros e cultivos de Moguer, na área natural de proteção envolvente do Parque Nacional de Doñana, tendo o alerta sido dado às 21:30 locais de sábado (20:30 em Lisboa).
De acordo com o Serviço de emergência 112 Andaluzia, citado pelo jornal espanhol, o fogo levou à retirada dos turistas que estavam hospedados num hotel e em dois parques de campismo, de habitantes e da base militar de Arenosilla.
De acordo com a rádio Cadena Ser, até 2.100 pessoas tiveram de ser retiradas de forma preventiva, 1.500 das quais do Parque de Campismo de Doñana.
No entanto, a Cadena Ser acrescenta que muitas das pessoas retiradas já têm autorização para regressar.
Fontes do dispositivo para a prevenção e extinção de incêndios florestais da Andaluzia revelaram ao El País que a localidade de Mazagón "praticamente se esvaziou de gente" e o conselheiro do Meio Ambiente e Ordenamento do Território para a Andaluzia, José Fiscal, assinalou que "tudo aponta que a mão humana esteja por detrás" do incêndio.
A maioria dos desalojados passou a noite em dois pavilhões desportivos em Mazagón e Moguer e hotéis da zona de Matalascañas.
Além das pessoas retiradas pelas autoridades, centenas de habitantes deixaram as suas casas em Mazagón pela sua própria iniciativa, para se alojarem em casas de familiares na região, acrescentou o diário.
O fogo implicou o corte de vias de trânsito e estava a ser combatido a meio da manhã de hoje por 200 operacionais e 21 meios aéreos.

Fonte: Lusa
Foto: EPA/JESUS DIGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário