domingo, 25 de junho de 2017

Opinião: “Ou Comanda ou Coordena”

É o Sistema que está errado e o sistema é decisão de pessoas que têm a capacidade e o poder de decidir. Hoje afirmo.

A coordenação do sistema municipal de protecção civil, exercida pelo Coordenador Municipal do dito cujo, por alguns que só gostam do pomposo nome de comandantes municipais de PC, nem que seja do condomínio, jamais pode ser exercida por um comandante de bombeiros, seja ele o homem mais capaz do mundo, seja o mais competente. Seja ele de Voluntários ou de Municipais.

Ninguém pode coordenar o sistema, integrando todas as entidades, caldeando todas as vertentes operacionais, enfim, todas as entidades e dando a todas as respostas num plano de imparcialidade operacional, sendo parte de uma delas, sendo exatamente um dos agentes de PC no terreno. Sendo um de todos os que coordena.


Ou comanda ou coordena, as duas coisas em simultâneo é um erro tremendo.


Afirmo há tempo em sede própria, agora vou partilhando com todos.
Esta já partilhei com o poder que pode decidir e, ou corrige por decreto, ou é conivente com um tremendo erro que sustenta a comodidade dos tachos com características politicas onde não devem existir.
Caso da Figueira da Foz por exemplo em que o comandante dos bombeiros municipais é o coordenador do serviço municipal de protecção civil e há mais casos no País, muitos.
Um erro grave e crasso, de duplicação de competências e do qual vou passar a exigir responsabilidades aos decisores.
Ou comanda ou coordena. As duas coisas é por em risco as populações e os seus bens.
Não há acaso nos acidentes e em todos os factos há razões que lhe dão origem. A morte de tantos inocentes impõe-me a responsabilidade de ser responsável.
Disse.
Lídio Lopes (artigo retirado da página do autor no Facebook)
idem BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário