quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Ei-la! Uma obra prática, leve e lúdica que dê conta do dizer e do falar do povo transmontano


O título deste comunicado é do Prof. Adriano Moreira, que escreveu estas palavras, no prefácio deste Dicionário de Palavras Solta do Povo Transmontano. Compilado por Cidália Martins, José Pires e Mário Sacramento, sem pretensões académicas, mas feito com rigor e abrangência, este dicionário pretende travar a erosão da memória e constitui um inestimável acervo da fala das gentes de Trás-os-Montes. Chega às livrarias a 18 de Outubro, com sessão de lançamento agendada para dia 25, às 18h30, na Academia das Ciências de Lisboa. Com apresentação de Ana Salgado, que acompanhou a Obra na qualidade de consultora, e é responsável pela revisão.

Com mais de 10 200 palavras e expressões típicas de Trás-os-Montes, desde o vocabulário em vias de extinção, de que só as gerações mais velhas se recordam, passando pelo calão, pela gíria, até às palavras e expressões castiças reinventadas pela nova gente transmontana, o Dicionário de Palavras Soltas do Povo Transmontano é um valioso instrumento para dar a conhecer o vasto património da língua portuguesa cuja grande riqueza reside na sua diversidade.

Os transmontanos conferem à língua portuguesa uma vitalidade própria. O seu linguajar está repleto de graciosidade, alguma malícia e muito humor à mistura. Este dicionário descodifica, de forma simples e descomplicada, o significado desse falar e dizer único e divertido. A recolha vocabular vai dirigida ao público em geral, acessível a todos, e reflecte o quotidiano dos transmontanos, o modo como se fala. Perante a graça e inventividade deste vocabulário, somos todos transmontanos.

DICIONÁRIO DE PALAVRAS SOLTAS DO POVO TRANSMONTANO
15,6x23
224 páginas
18,00 €
Não Ficção | Dicionários
Nas livrarias a 18 de Outubro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário