A Paróquia de Santa Susana da Carapinheira, cumprindo uma centenária tradição religiosa, revive, dia 11 de Março, a “Procissão do Senhor dos Passos”.
A comunidade cristã da Carapinheira, gozando a felicidade de acolher no seu seio algumas das mais antigas manifestações de religiosidade popular, tem por tradição reconstituir os momentos mais marcantes alusivos à morte de Cristo, com a realização da soleníssima procissão do “Senhor dos Passos”, no Domingo IV da Quaresma, havendo outros actos de carácter sócio-religioso na semana anterior.
A centenária procissão do Senhor dos Passos, como habitualmente, vai percorrer as ruas da vila no IV Domingo da Quaresma, cujo rito litúrgico apresenta um cunho penitencial de verdadeira Via-Sacra, com os crentes a acompanhar espiritualmente, em sete momentos de meditação e oração, os Passos de Jesus, desde a sua condenação à morte até à sua crucificação no Calvário.
As cerimónias preparatórias iniciaram-se no dia 5 de Março, com visita aos doentes, actos que se prolongam até dia 09. No dia 6, haverá celebração da Eucaristia, pelas 20h00. Na quinta, dia 08, haverá, em simultâneo, pelas 20h00, a Recitação do Terço, em todas as capelas da paróquia: Santo Cristo (Carapinheira), São Tomé (Cruz de Santo António); Espírito Santo (Bolêta), Santo António (Outeiro) e Santo Amaro (Alhastro).
No dia 10, pelas 20h00, haverá uma “via-sacra” na Igreja, dinamizada pelo Rancho Folclórico da Carapinheira (estava prevista ser desde o Alhastro até à Igreja, mas devido ao tempo instável, foi alterada para a Igreja). No sábado, na igreja, confissões / reconciliação, e pelas 20h00, celebração da Eucaristia, seguida de procissão de velas, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora das Dores para a Capela de Santo Amaro.
A solenidade dos Passos do Senhor culmina no domingo, dia 11, com a celebração da Eucaristia, pelas 15h00, com Sermão do Pretório, seguindo-se a “via crucis”, durante a qual serão celebrados alguns dos momentos dos “Passos do Senhor” a caminho do Calvário, com a entoação do canto da Verónica, e cujo ponto alto reside no encontro de Jesus com sua Mãe, no Alhastro, onde terá lugar o Sermão do Encontro. De regresso à Igreja, será encenado o Calvário com diversas figuras bíblicas, culminando com o Sermão do Pretório e canto da Verónica.
Aldo Aveiro