segunda-feira, 5 de março de 2018

VAGOS: Proteção Civil Municipal forma e sensibiliza Juntas de Freguesia

A Câmara Municipal, na sequência dos incêndios que ocorreram no concelho de Vagos em 15 de outubro de 2017, promoveu, no dia 2 de Março de 2018, uma ação de formação e sensibilização com os membros das Juntas de Freguesia do concelho.
Estiveram representadas todas as Uniões e Juntas de Freguesia do Concelho de Vagos.
Esta ação pretendeu dotar os formandos de conhecimentos em Proteção Civil, competências e obrigações integradas no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, tais como: conhecimentos de coordenação de pequenas equipas; conhecimentos articulação com um Posto de Comando Operacional; conhecimentos de comunicação e hierarquização da ocorrência. Deste modo, pretende-se que todos os envolvidos saibam articular e atuar perante uma ocorrência grave, facilitando a comunicação e agilizando os meios.
Nesta sessão de esclarecimento estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, o Comandante Distrital das Operações de Socorro, António Ribeiro e os técnicos do Gabinete de Proteção Civil Municipal, Miguel Sá e Pedro Santos do Gabinete Técnico Florestal.
Estão previstas, até ao final de julho, outras ações de formação, como: Formação/sensibilização em Proteção Civil aos operadores de máquinas que tenham atuado no terreno; Formação de equipas conjuntas, nas zonas industriais do concelho e sensibilização à população em geral em matéria de Proteção Civil.
Com estas ações a Câmara Municipal de Vagos pretende melhorar a articulação entre forças de segurança e meios no terreno de modo a prevenir e preparar os agentes de proteção civil para futuras ocorrências, antes da fase charlie dos incêndios florestais, com início a 1 de Julho 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário