sexta-feira, 6 de abril de 2018

360º - Lula é preso hoje e já se conhece a sua cela por dentro. Dois Fact Checks a António Costa. Entrevista com Berlín, da "Casa de Papel"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Lula é preso hoje. O ex-presidente tem de se apresentar na Polícia Federal, em Curitiba, até às 21h.O juiz Sérgio Moro, que começou o processo de investigação e agora está também na fase final, proibiu “em qualquer hipótese” a utilização de algemas no momento da detenção. Vamos lembrar os crimes em causa: corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A cela de Lula foi preparada nos últimos meses. Por razões de segurança, ficará isolado dos outros presos.O espaço tem 15 metros quadrados, uma cama individual, casa-de-banho privada e duas pequenas janelas com grades. O edifício onde fica a sede foi inaugurado em 2007 por Lula, então presidente do Brasil.

O ex-Presidente já reagiu ao mandado de prisão de que é alvo: considera-a um "absurdo" e acusa o juiz Sérgio Moro "de sonhar" com a sua detenção.

A também ex-Presidente Dilma Rousseff já veio defender o homem que a colocou no Palácio do Planalto: "Lula é vítima de uma das mais graves ações contra uma pessoa, que é a perseguição política e a injustiça. A sua prisão é parte do golpeque começou quando me tiraram da Presidência e colocaram no Planalto uma quadrilha".

Um dos juízes que votou a favor da liberdade de Lula saiu da sessão do Supremo Tribunal a meio e correu para apanhar um avião para Lisboa, onde tem casa e já foi insultado. Tudo para estar com Marcelo Rebelo de Sousa. A Rita Dinis e o Manuel Pestana Machado explicam quem é Gilmar Mendes, o juiz mais polémico do Brasil.

Depois de estar com Marcelo, Gilmar Mendes sentou-se com o Observador. Recusa ser "comparsa" de Lula, como foi acusado ("Eu e o PT é agua e óleo"), mas diz: “Na Lava Jato, o triplex de Lula deve ser o menor de tudo”. Pode leraqui a entrevista da Cátia Bruno e do João de Almeida Dias.


Mais informação importante
Hoje é mais um dia em que o Governo está concentrado na Cultura. Apesar da apressada distribuição de milhões, com a repescagem de 43 entidades que tinham ficado sem dinheiro, a pressão mantém-se:
  • O ministro da Cultura é ouvido no parlamento às 10h;
  • As manifestações contra o novo modelo de financiamento avançam como planeado.

O tema dominou o debate quinzenal de ontem no parlamento. Atacado pela direita e pela esquerda, António Costa foi obrigado a defender o executivo, dizendo que “tem ministro da Cultura e tem governo para a Cultura”.

António Costa foi mais longe: argumentou que o Governo aumentou em 41% o apoio à criação artística. É mesmo verdade? O nosso Fact Check concluiu: as declarações do primeiro-ministro são enganadoras.

Uma das figuras mais polémicas nesta mini-crise da Cultura é o secretário de Estado, Miguel Honrado. Passou de nome praticamente consensual à contestação total. É tido como o verdadeiro ministro da Cultura e todos os dedos apontam para ele. Quem é o homem “que nunca diz não ou sim sem explicar porquê”?

António Costa fez outra declaração no parlamento que mereceu um Fact Check do Observador: é verdade que a carga fiscal diminuiu continuadamente desde 2015? Conclusão:a afirmação do primeiro-ministro está errada.

Ainda sobre os números deste governo: afinal, quem está a pagar esta fatura de um dos défices mais baixos da história? São os mesmo. O Nuno André Martins mostra quem, em cada uma das áreas e ministérios.

Vamos regressar por um segundo ao parlamento: ontem foi o último dia de Luís Montenegro como deputado. O opositor declarado de Rui Rio saiu e houve uma derradeira confusão: vários deputados do PSD revoltaram-se por Fernando Negrão, ao contrário do líder da bancada do CDS, não ter feito uma intervenção de homenagem a Montenegro. 

Orlando Figueira vs Proença de Carvalho. O advogado foi ontem testemunhar no processo Manuel Vicente e as versões dos dois não batem certo. A advogada do procurador anunciou que vai avançar com um procedimento criminal por falsas declarações contra Proença de Carvalho.

A reter dos jornais de hoje:


A antiga presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi condenada a 24 anos de prisão por abuso de poder e corrupção. O juiz aplicou uma pena severa para servir de mensagem a futuros líderes políticos.

A Justiça alemã vai deixar Carles Puigdemont em liberdade enquanto toma uma decisão final sobre a extradição. Mas já avisou que, em sua opinião, o ex-presidente catalão não cometeu o crime de rebelião.

O Sporting perdeu por 2-0 com o Atlético de Madrid. Nacrónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve: "Só tinham de fazer uma coisa. Só uma. E foi a única que não fizeram".

Bruno de Carvalho, que não viajou para Madrid, decidiu escrever a sua própria “crónica” no Facebook e criticar vários jogadores do Sporting: “Em vez de 11, fomos nove”. Depois, teve que recuar. Entrou em direto na CMTV para explicar o seu post: “Onde é que arrasei jogadores, como estão aí a dizer?".


Os nossos Especiais

Hoje estreia a segunda parte de “A Casa de Papel” e fomos entrevistar o ator que faz o papel de Berlín. Bem disposto, falou longamente dos bastidores das gravações da série, do impacto do sucesso e da sua vida: “Foi em Lisboa que dei os primeiros passos como ator”.

Os portugueses no caldeirão da República Centro-Africana é o tema do Conversas à Quinta desta semana, com Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "O progresso no século XXI não é de esquerda": "Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI".

João Cândido da Silva escreve "Fogo na peça": "O episódio dos subsídios ao teatro mostrou um Governo que caminha em ziguezagues para sobreviver. Há dinheiro, mas apenas para quem ameace chegar fogo à peça".

Notícias surpreendentes

O grande cisma Letizia-Sofia prossegue, dividindo a Casa Real e a sociedade espanhola:

Há xadrezes outonais, botas texanas, de cardigans, saias lápis e muito mais. As 20 tendências de moda para os dias de sol na primavera estão aqui.

São as 12 melhores fotos tiradas com drones, vencedoras do concurso DJI Photography. Ora veja.

Aproveite o fim de semana, mas vá passando por aqui. Vai ter notícias, reportagens e análises.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário