segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

COVID-19: ponto de situação no concelho de Proença-a-Nova


O concelho de Proença-a-Nova contabiliza, a 8 de fevereiro, 11 casos positivos de COVID-19 (dois deles internados em Castelo Branco), 44 pessoas em vigilância, 166 recuperados e um óbito. Para o presidente da Câmara, o facto de o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus estar a diminuir desde 22 de janeiro (quando o concelho registou o pico de 38 casos depois de ter iniciado o ano apenas com quatro positivos) “não deve ser interpretado como sinal de que podemos aligeirar as medidas. Muito pelo contrário. Todos temos o dever de mantermos comportamentos responsáveis que não coloquem em risco o trabalho que tem sido feito até ao momento e a segurança do coletivo. É imperativo que o façamos mesmo pela condição de não se regredir e não se possibilitar novos surtos na comunidade”, refere João Lobo.

A GNR tem reforçado a vigilância no concelho, principalmente no caso de incumprimento por parte de estabelecimentos comerciais, tendo alguns espaços sido já objeto de fiscalização. “Reforço a que não haja incumprimento por parte de quem se viu obrigado, por força das medidas do Estado de Emergência, a fechar portas. Este tipo de comportamentos desviantes põe em perigo o coletivo e até a sua própria subsistência pois quanto mais rápido a crise de saúde pública estiver ultrapassada, mais depressa poderão abrir novamente ao público”, acrescenta João Lobo. Recorde-se que até 15 de fevereiro continuam a decorrer as candidaturas ao Programa Municipal de Apoio à Recuperação Económica no âmbito da Covid-19.

Apesar da diminuição de casos, Proença-a-Nova é ainda concelho de risco elevado com uma incidência cumulativa de 452 (de acordo com a Direção-Geral de Saúde, a incidência cumulativa corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada). Neste caso, a análise foi realizada a 1 de fevereiro, refletindo a realidade entre 18 e 31 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário