segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

MUNICÍPIO DA COVILHÃ DISPONIBILIZA RECURSOS HUMANOS PARA APOIAR IPSS


A Câmara Municipal da Covilhã disponibiliza recursos humanos para apoiar e fazer face às necessidades das IPSS do concelho da Covilhã, a partir de hoje, dia 8 de fevereiro.

Este apoio insere-se numa medida definida pelo Município para conciliar os princípios de uma gestão rigorosa de recursos públicos com a gestão da crise que atualmente enfrentamos. Na sequência da decisão governamental de substituição de aulas presenciais por ensino à distância, parte dos recursos humanos contratados pela autarquia para o exercício de funções em contexto escolar vão realizar este trabalho social. Graças ao louvável espírito de missão destas colaboradoras, que prontamente acederam a serem integradas numa IPSS, cerca de 10 equipas vão ajudar a mitigar a sobrecarga das entidades de apoio social decorrente da pandemia, quer pelo aumento da atividade, quer pelo impedimento dos seus trabalhadores por motivo de doença, isolamento profilático, assistência a familiares ou dependentes.

A disponibilidade destas colaboradoras mantém-se até serem retomadas as atividades letivas e não letivas nos estabelecimentos escolares locais.

Para segurança de todos os envolvidos nesta iniciativa, as mais de 20 colaboradoras que integram as 10 equipas distribuídas por diferentes IPSS foram previamente testadas à COVID-19, na passada quinta-feira, dia 4 de fevereiro, no Auditório Municipal da Covilhã.

Dado tratar-se de recursos humanos contratados para o exercício de funções em contexto escolar, o seu enquadramento no trabalho social deverá ter em conta o perfil das colaboradoras, atribuindo-lhes funções que passem pelo apoio em atividades de manutenção diária ou realização de atividades de animação dos idosos, adaptando a experiência e as competências adquiridas em contexto escolar.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, “esta é a hora da solidariedade, por isso agradeço a pronta disponibilidade destas colaboradoras. Estou certo de que vão dar um contributo positivo e válido para a instituição onde prestarão apoio social, vivendo uma experiência pessoal, além de profissional, enriquecedora e compensadora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário