terça-feira, 18 de maio de 2021

Município de Cantanhede abre balcão BUPi e inicia serviço itinerante pelas freguesias

O Município de Cantanhede tem a funcionar desde ontem, 17 de maio, o balcão o BUPi - Balcão Único do Prédio, serviço dirigido aos proprietários de prédios rústicos e mistos que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Também ontem, a autarquia iniciou um programa de ações de esclarecimento e sensibilização da população para as vantagens do uso da plataforma digital disponível para o efeito, nomeadamente na identificação das propriedades e também ao nível da informação cadastral e gestão do território.

A primeira sessão desse programa realizou-se também em 17 de maio, na sede da Freguesia de Ançã, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, e do presidente da Junta, Cláudio Cardoso, assim como o Diretor do Departamento de Urbanismo, Serafim Pires, e o Chefe de Divisão da Gestão do Território e Sustentabilidade Ambiental, Paulo Marques.

Na ocasião, o vice-presidente da edilidade cantanhedense sublinhou a importância do mapeamento do território pelo Balcão Único do Prédio “uma possibilidade para os cidadãos de identificarem e registarem, de forma simples e gratuita, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. Este é o caminho para as pessoas assegurarem os seus direitos de propriedade, facilitar a vida às gerações futuras e evitar também conflitos futuros”, sublinha.

Para além do Balcão de Atendimento BUPi de carácter permanente a funcionar no edifício dos Paços de Concelho, o Município de Cantanhede criou um balcão itinerante dedicado à prestação do mesmo tipo de serviço nas freguesias, uma aposta que, segundo Pedro Cardoso, “vai facilitar a vida aos munícipes, sobretudos aos que têm mais dificuldade em se deslocar, gerando também maior confiança, e será uma forma de dinamizar a utilização da plataforma ao nível daquilo que se pretende”. Para o autarca, “este é particularmente importante, uma vez que gratuitamente ela só funcionará durante dois anos”.

Entretanto, depois da ação de esclarecimento em Ançã, as sessões prosseguem esta semana em Cadima, Cordinhã, Febres e Murtede. Quanto ao balcão itinerante, este iniciará o périplo pelas freguesias a muito curto prazo de acordo com um calendário a anunciar oportunamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário