terça-feira, 18 de maio de 2021

Câmara de Águeda entrega Rua do Parque renovada e novo trilho pedestre em Aguada de Cima

 Obras foram realizadas na sequência de propostas vencedoras do Orçamento Participativo.

“A dinâmica da Câmara tem sido muito grande, sobretudo ao nível de realizações e obras”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no sábado, ao entregar à população mais duas obras resultantes de propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP): o empedramento e arranjo de passeios da Rua do Parque; e o Trilho dos Moinhos.

O arranjo da Rua do Parque, num investimento de 30.357,11 euros, incluiu o empedramento da rua, a construção de passeios, a criação de condutas para águas pluviais e os arranjos necessários ao alinhamento da rua.

O Edil recorda que esta era uma intervenção há muito ansiada e necessária, mas que para a concretizar foi preciso ultrapassar alguns obstáculos, que só serão totalmente resolvidos com a revisão do PDM. “Tivemos de recorrer a esta solução, pavimentando em paralelo ao invés de betuminoso, que até seria mais confortável e económico, para mantermos a permeabilidade dos terrenos que era algo absolutamente fundamental”, sublinhou.

Jorge Almeida reitera a importância da parceria que, neste e noutros casos, é estabelecida com as Juntas de Freguesia (JF) para a execução de obras de pequena monta. “É fundamental termos este apoio nas freguesias, que, pela sua maior proximidade aos cidadãos, permitem resolver aqueles problemas que parecem pequenos, mas que são determinantes”, declarou.

O Presidente da Câmara lembra a dificuldade que as Autarquias um pouco por toda a região e País têm em encontrar empreiteiros disponíveis para fazer estas obras. “Nestas obras de pequena dimensão, estamos com uma dificuldade enorme em encontrar quem faça; lançamos concursos e ficam desertos, sem empreiteiros disponíveis para executar” as empreitadas.

Deste modo, com a parceria das JF é possível agilizar processos e concluir as obras, que são o mais importante para as populações.

Para a JF, ver esta rua renovada “é uma satisfação. Tenho de agradecer aos proponentes o trabalho, o desempenho e o esforço que tiveram, para que realizássemos esta obra que estava para ser feita já há muitos anos”, disse Albano Marques de Abrantes, presidente da JF de Aguada de cima, agradecendo ainda o apoio que a Câmara de Águeda tem dado para concretizar este e outros projetos na freguesia.

Trilho dos Moinhos

Outra obra, resultante de uma proposta vencedora do OP, foi o Trilho dos Moinhos, que também foi entregue no sábado aos proponentes e população. Com um investimento de 41.205 euros, este trilho tem 6,6 quilómetros, iniciando e terminando no Parque do Sabugueiro.

A construção deste trilho é a evidência do que é “um projeto de cidadania”. Os proponentes, para além de terem proposto a obra no âmbito do OP, ajudaram na execução do projeto. “Estamos contentes por termos concretizado este projeto. Esta obra só foi possível realizar pelos votos de todos e por uma equipa fantástica, que fez isto por carolice aos fins de semana”, declarou um dos proponentes, no sábado, agradecendo o contributo de todos os seus companheiros nesta empreitada, bem como aos proprietários dos terrenos que cederam passagem.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salienta o espírito altruísta e de cidadania dos proponentes. “Num tempo em que estamos habituados, sobretudo nas redes sociais, a pessoas que estão sentadas no sofá, que não se propõem a fazer nada, que não pensam em nada a não ser no interesse próprio, que só dizem cobras e lagartos do que está a ser feito por outros, haver pessoas que sonham, propõem, fazem e ainda agradecem as pequenas ajudas que tiveram, são cada vez mais raras”, declarou.

“A comunidade, pelo vosso exemplo, tem é que vos estar agradecida”, realçou, apontando este como “o verdadeiro exemplo daquilo que é a cidadania e que deveria ser replicado”.

Obras na freguesia de Aguada de Cima

Jorge Almeida realçou ainda que, para além destas, “há muitas outras obras concluídas, lançadas, para começar e em curso em todo o Concelho” e que são evidência da dinâmica que a Câmara tem implementado. “Apesar deste tempo de pandemia que nos leva metade do mandato, mantemos este ritmo muito elevado de obras no Concelho”, disse.

No que à freguesia de Aguada de Cima diz respeito, lembrou a construção em curso do posto médico. “Há uns dias, visitei as obras e o que vi deixou-me extraordinariamente contente. Esta obra foi uma teimosia nossa, que não quisemos que se ampliasse o que existia”, disse explicando que “numa vila como Aguada de Cima, era importante criarmos movimento nas zonas centrais”, um centro cívico, com um espaço apelativo e com comércio e serviços disponíveis.

“O pior que podia acontecer em Aguada de Cima ou outras zonas no concelho, era espartilhar e colocar serviços e equipamentos em cada canto das freguesias”, defendeu o Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que com este projeto de intervenção “conseguimos uma transformação deste centro de Aguada de Cima”.

Jorge Almeida realça que o posto médico é uma obra financiada a 100 por cento pela Câmara Municipal, que espera conseguir, entretanto, alguma comparticipação financeira para a sua execução.

Entre as obras previstas para Aguada de Cima, o Edil avançou que em breve irá começar a empreitada da pavimentação da Rua da Canada, e a Rua do Marnel e outras serão pavimentadas a curto prazo. “Estamos a trabalhar ativamente para continuarmos nesta senda de progresso que Aguada de Cima e o concelho bem merecem”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário