quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Biden: “Quem Putin pensa que é?”

Joe Biden reagiu aos mais recentes avanços das ações russas. Como quem diz, de Putin...

"Este é o começo da invasão da Rússia à Ucrânia"

"Este é o começo da invasão da Rússia à Ucrânia", diz o Presidente norte-americano, Joe Biden, numa declaração na Casa Branca. Por isto, Biden enumera várias sanções contra entidades e individualidades russas, sublinhando que o reconhecimento da independência dos território separatistas é "uma violação clara" do direito internacional.

Joe Biden anuncia sanções contra dois bancos russos e, a partir de amanhã, "os EUA começam a impor sanções contra elites russas e os seus familiares".

Além disso, o Presidente norte-americano avisa que os EUA vão continuar a enviar armamento e equipamento militar para a Ucrânia para fazer face ao que classifica de "agressão".

Forças armadas dos EUA estacionadas na Europa mobilizadas para a região do Báltico, anuncia Biden.

"Deixem-me ser claro, isto é uma ação defensiva da nossa parte. Não temos intenção combater com a Rússia. OS EUA e os seus aliados vão defender cada centímetro de território da NATO e cumprir os compromissos que assumimos."", disse.

O líder norte-americano acrescenta ainda que "está convencido que a Rússia está a preparar o lançamento de uma ação de grande escala contra a Ucrânia", sublinhando que Moscovo tem mais de 150 mil soldados ao junto à fronteira ucraniana.

"Não há qualquer justificação", atira.

Biden vai julgar a Rússia pelas suas ações, mas está aberta à diplomacia "se for séria"

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, acredita que Putin "não está interessado no diálogo e na segurança europeia".

"Ele atacou o direito da Ucrânia de existir. E indiretamente atacou territórios e nações que hoje são democracias prósperas e membros da NATO. Ele ameaçou explicitamente com guerra se as suas exigências extremas não forem cumpridas. Não há dúvidas de que a Rússia é o agressor", diz Biden.

"Ainda há tempo para evitar o pior cenário possível que traria sofrimento a milhões de pessoas. Os Estados Unidos e os nossos parceiros estão abertos à diplomacia se for séria. Estamos todos preparados e julgaremos a Rússia pelas suas ações e não pelas suas palavras", garante o Presidente norte-americano.

TSF

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário