quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Porto de Mós | Via Romana, património requalificado

 A obra de Requalificação e Restauro da Via Romana do Alqueidão da Serra está já concluída e como forma de assinalar o fim da intervenção foi hoje, dia 23 de fevereiro, realizada uma visita ao local, que contou com a presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, Susana Menezes e do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala.

A Via Romana do Alqueidão da Serra acusava um processo de degradação acelerado. A emergência de investir neste monumento classificado como Imóvel de Interesse Público era, desde o início do século, por demais evidente. Em 2001, uma intervenção de emergência e provisória permitiu conter o avanço do processo destrutivo, tendo ficado em suspenso um projeto de restauro que acabou por só agora ter lugar, fruto de um trabalho conjunto com a Direção Regional de Cultura do Centro.


A intervenção, que teve a duração de 90 dias e um custo de cerca de €28 000,00, assentou no reforço da estrutura da via e no restauro de partes do troço, onde o processo de erosão era mais evidente, colocando em risco a integridade do monumento. Esta operação, permitiu ainda a identificação do método de construção e a datação mais exata da via, assim como a realização de um relatório técnico.


O restauro da Via Romana é resultado de uma estratégia que visa a preservação do património, encetada por este executivo desde 2018. O Castelo de Porto de Mós, a Igreja de São João, o Posto de Turismo, a Central Termoelétrica, o antigo Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados, a talha dourada da antiga Igreja de Mira de Aire, a Fonte do Castelo ou a Ermida de Santo António, são outros exemplos de requalificação. Este é um projeto continuado que, segundo Jorge Vala, se estenderá em breve à Casa dos Calados, Igreja de São Miguel, Edifício dos Paços do Concelho ou à antiga Igreja do Arrimal.


No entender de Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, o caminho para a preservação do património é um trabalho em contínuo, da responsabilidade de todos e o garante de que o interesse patrimonial, histórico e turístico é assegurado.


No decorrer da visita foram realizadas diversas atividades, dirigidas aos alunos do 1º ciclo da EB Alqueidão da Serra, no âmbito do Projeto Educativo do Castelo, que se estende para além das suas paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário