quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Município de Cantanhede promove ação de formação sobre poda e enxertia. Decorre na sala de formação do Pavilhão Marialvas

Está a decorrer até ao próximo dia 14 de março no Pavilhão Marialvas, a ação de formação Poda e Enxertia em Fruticultura. Promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, em parceria com Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), as sessões são orientadas pelo formador José do Paço, tendo como público-alvo a população empregada e ativa.

Na sessão de abertura esteve Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal manifestou-se “bastante satisfeito com a realização de mais uma formação relacionada com agricultura em Cantanhede”, aproveitando para também elogiar “o importante papel do IEFP, nomeadamente pela parceria que estabeleceu connosco, proporcionando a realização deste género de ações com bastante regularidade”. O autarca enalteceu também “o grande trabalho apresentado pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor” que tem “facultado, a toda a população, atividades de bastante interesse para o desenvolvimento da agricultura local, evitando através delas o êxodo e abandono do cultivo da terra, infelizmente cada vez mais frequente nos dias de hoje”. Adérito Machado congratulou-se ainda “com o interesse que esta formação tem suscitado junto da população, designadamente junto de jovens licenciados na área agrícola, o que demonstra o interesse em renovar/aperfeiçoar os seus conhecimentos”. O sucesso foi de tal ordem que “já está prevista nova ação relacionada com poda e enxertia para o mês de dezembro, com a lista de inscrições a estar já bastante preenchida”, concluiu.

Com a duração de 50 horas, a iniciativa formativa que conta com a presença de 15 formandos é gratuita e tem como principal objetivo reforçar as boas práticas de poda e de informar aos podadores particulares, cumprindo as três Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) seguintes: Identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia e das diferentes técnicas utilizadas; Identificar os diferentes tipos de poda em fruticultura; Identificar os diferentes tipos de enxertia em fruticultura.

A formação de “Poda e Enxertia em Fruticultura” contempla aulas teóricas e práticas, que permitem adquirir e colocar em prática os conhecimentos, em diferentes tipos de poda de vinha e árvores de fruta, enquadrada na época mais apropriada para a sua realização.

A poda e a enxertia, quando executada corretamente, contribui de decisivamente para o bom estado fitossanitário da árvore, permitindo não só melhorar desenvolvimento, evolução e aumento de produtividade da planta, como também manter e melhorar a vertente estética associada à forma natural de cada exemplar arbóreo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário