quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Cantanhede | Aberto concurso público para reabilitação de edifício para o Centro Cívico de Ourentã: Por deliberação do executivo camarário

 

A Câmara Municipal de Cantanhede procedeu à abertura do concurso público relativo à “Recuperação de um edifício para o Centro Cívico de Ourentã”, intervenção que está estimada em 322.240 euros, com prazo de execução previsto de 360 dias.

Depois da aquisição deste imóvel que foi durante anos a antiga casa paroquial, a Câmara Municipal pretende assim dotar a população com um espaço multifacetado e com diferentes valências, designadamente para ensaios do Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Ourentã e lecionar o ensino da catequese.

Nesse sentido, a autarquia entende requalificar a edificação localizada no largo em frente da igreja, bem no centro de Ourentã, que se apresenta como um local apropriado, central e disponível para suprir lacunas existentes nestas áreas.

As obras a realizar desenvolvem-se em 2 pisos, um ao nível térreo onde está previsto o espaço constituído por uma zona ampla de arrumos, que servirá a apoio a serviços de apoio logístico, constituída por uma cozinha, copa de apoio, despensa, instalações sanitárias, inclui ainda o acréscimo de um bloco destinado a pessoas de mobilidade reduzida, com ligação ao pátio posterior, onde está prevista a colocação de uma rampa lateral. Está projetada ainda para o pátio posterior, a execução de um piso em madeira que servirá de palco para as atuações da coletividade como simultaneamente uma sala de prolongamento do pátio, com a possibilidade de ser tornar área coberta durante dias festivos. De salientar ainda, o aparecimento de uma subcave por debaixo do piso, aproveitando o desnivelamento natural do terreno e que servirá de apoio à arte cénica e religiosa.

Já no piso superior estão previstas as valências da casa paroquial, pelo que a frente mais antiga do imóvel e as salas de catequese têm projetado um acesso independente atendo aos aspetos de ordem funcional do edifício.

O projeto de requalificação prevê a colocação de materiais de tratamento de exteriores nos corpos projetados, caixilhos em PVC branco e com guardas em proteção em inox e reboco areado fino pintado.

Além da beneficiação exterior, a empreitada comtempla a intervenção nas paredes interiores com a colocação de acabamento estanhado e pintura com tinta acetinada em tons claros, de forma a facilitar a limpeza e manutenção, a manutenção do pavimento em madeira nas zonas de circulação e quartos, garantindo vantagens em termos de conforto e acústica, bem como a remodelação de instalações sanitárias, incluindo o revestimento de paredes até ao teto e pavimentos de cerâmica antiderrapante, que alia a segurança à simplicidade na limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário