quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A Europa Vai à Escola com o programa “UEscolas”

 Assinalando o arranque do seu plano de atividades para 2022, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões leva ao terreno o programa UEscolas.

Dedicado a professores e alunos do 3º ciclo, o “UEscolas” visa promover, junto da comunidade escolar, a educação para a história e dinâmicas europeias, procurando contribuir para fomentar o interesse pelo conhecimento das diferentes culturas dos Estados Membros da União Europeia (EU).


Assim, no dia 17 de fevereiro, terá lugar o "Workshop Para Professores". Esta sessão de trabalho, que terá lugar online, tem por objetivo dotar os docentes de conteúdos e recursos didáticos úteis que lhes permitam preparar atividades curriculares dedicadas aos grandes temas europeus. Neste espaço, serão, ainda, abordados e debatidos os grandes temas em discussão na EU. Por fim, será disponibilizada informação relativa a instituições que prestam apoio ao desenvolvimento de iniciativas escolares de âmbito europeu. 


Entre os dias 21 de fevereiro e 04 de março, terá lugar, junto de mais de 40 turmas do 3º ciclo, a atividade "UE é que sei". Este momento, alicerçado na metodologia Learning by Doing, é composto por quatro propostas lúdico-pedagógicas e, sob o mote "O que é a Europa e seus valores", irá levar, de uma forma apelativa, os assuntos europeus às escolas, potenciando, entre os alunos, um conhecimento abrangente sobre a Europa, bem como, a sua participação ativa na construção do projeto europeu e a disseminação dos seus valores.

 

De acordo com o responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida, “Dando continuidade à forte dinâmica de proximidade, que temos desenvolvido junto de instituições de ensino e do público mais jovem, este ano, pela primeira vez, levamos o programa "UEscolas" aos alunos do nosso território”. 

 

Ainda segundo o responsável, “Com esta iniciativa pretendemos continuar a consciencializar e expandir o conhecimento relativo aos valores comuns da UE tais como a inclusão, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a não discriminação. É entendimento do EUROPE DIRECT que estes valores são parte integrante do modo de vida europeu, pelo que é crucial dissemina-los e incentivar os mais jovens à adoção de uma cidadania ativa e responsável na construção do projeto europeu".


Para o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho, "É unanimemente reconhecido que a CIM tem realizado, no seu território, uma forte aposta em projetos educativos diferenciados que visam promover o sucesso educativo e, assim contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos nossos alunos".


"O "UEscolas" vem dar resposta à nossa vontade de envolver os nossos jovens no debate e na reflexão sobre a Europa. Com esta iniciativa os alunos ficam melhor capacitados, enquanto cidadãos europeus de pleno direito, para fazer escolhas mais informadas sobre o que esperam e como podem contribuir para esta grande comunidade, tão presente no seu quotidiano, que é a União Europeia", concluiu o Secretário Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário