sábado, 12 de março de 2022

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são as finalistas a Capital Europeia da Cultura 2027

As quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura.

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada são os quatro municípios que passaram à seleção final de cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027.

Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real também estavam em concurso.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, diz que é importante valorizar o facto das 12 cidades candidatas terem trabalhado estas candidaturas no âmbito das respetivas regiões.

“Nos outros países não é comum haver tantas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura”, acrescenta.

Para Graça Fonseca, a partir deste momento, as quatro cidades finalistas “vão aprofundar todo o trabalho realizado até agora, desde a dimensão da programação, da ocupação dos espaços e da criação de relações com diferentes entidades artísticas, quer em Portugal, quer em contexto europeu”.

O anúncio foi feito no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a presença do painel de jurados composto por Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (nomeados pelo Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (nomeados pelo Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (nomeados pela Comissão Europeia), Anne Karjalainen (nomeada pelo Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (nomeados pelo Ministério da Cultura português).

Desde terça-feira que cada cidade tinha vindo a apresentar a sua candidatura perante o painel de 13 jurados nacionais e internacionais, sendo que a avaliação foi baseada no conteúdo e no nível de informação prestados.

“Portugal está a projetar-se para a Europa como um país que trabalha a coesão económica, social e territorial através da cultura e, portanto, esta dimensão nacional parece-me muito importante. No futuro espero que marque o papel que a cultura tem que ocupar nos modelos de desenvolvimento económico e social que implementamos no país”, acredita a Ministra da Cultura.

 Os últimos dois anos ficaram marcados pela pandemia por Covid-19, com um grande impacto no setor da cultura, que atualmente também atravessa um período mais difícil devido à invasão da Ucrânia pelas forças russas.

Para Graça Fonseca, “há um desafio muito importante que é o papel que a cultura ocupa e deve ocupar em conjunturas que são particularmente difíceis, em que temos que ter a capacidade de estar ao lado dos profissionais da cultura, mas também dos cidadãos e aquilo que são os desafios do nosso futuro comum.”

A Capital Europeia da Cultura é a iniciativa cultural mais emblemática da União Europeia, que nasceu com o objetivo de celebrar a diversidade cultural da Europa.

É a quarta vez que uma cidade portuguesa vai ganhar este título, depois de Lisboa, Porto e Guimarães, e que será partilhado com uma cidade da Letónia.

A cidade vencedora a Capital Europeia da Cultura em 2027 será conhecida no final deste ano ou no início de 2023.

Mariana Xavier / SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário