sábado, 12 de março de 2022

Pombal apoia a Ucrânia

No âmbito do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana, a Câmara de Pombal tem estado a criar mecanismos de acolhimento e resposta, facilitando uma melhor integração dos cidadãos ucranianos no concelho. A execução desse plano está a ser coordenada por um Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana, constituído para o efeito.

Até a sexta-feira, 11 de março, o Gabinete de Acolhimento já estava a acompanhar e a apoiar 25 refugiados, dos quais 19 alojados em habitações de familiares e amigos, e seis em instalações temporárias criadas para o efeito.
Está prevista a chegada de mais seis cidadãos, no próximo domingo, dia 13, que irão alojar-se também em residências de familiares. A Câmara Municipal assegurará o seu transporte entre Lisboa e Pombal.
Por outro lado, o mesmo Gabinete deu resposta positiva ao acolhimento de 15 cidadãos, que deverão chegar a Pombal durante a próxima semana, ficando alojados em centro de emergência temporário.
A todos estes cidadãos, a Câmara Municipal disponibiliza todo o apoio necessário, garantindo-lhes alimentação, produtos de higiene pessoal, bens de primeira necessidade e peças de vestuário, em articulação com outras entidades, instituições, lojas sociais, em conformidade com o Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana.
Solidário com o povo ucraniano, que atravessa a fase mais difícil da sua história, a Câmara de Pombal está "empenhada em dar resposta humanitária imediata, respeitando o humanismo e as vulnerabilidades daqueles cidadãos, traduzidas essencialmente num sofrimento atroz, que exigem reserva, recato e discrição".  
A autarquia solicita que, caso tenha conhecimento de alguma situação que requeira a nossa atenção, que nos informe através do e-mail sos-ucrania@cm-pombal.pt ou encaminhe para a linha de apoio 236 210 578, podendo usar ainda a plataforma https://sos-ucrania.cm-pombal.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário