quarta-feira, 4 de maio de 2022

OMS avalia Portugal

Vacinação e alargamento da saúde digital são bons exemplos de Portugal.

O alargamento da saúde digital e a vacinação durante a pandemia são os principais exemplos de preparação para emergências sanitárias futuras que Portugal apresentará perante a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmaram os responsáveis nacionais e internacionais na visita a Portugal que teve início esta segunda-feira, dia 2 de maio.

A equipa da OMS e de observadores internacionais está no país para auditar o sistema de saúde e os mecanismos de resposta à Covid-19, no que será a primeira Revisão de Preparação Sanitária Universal de um país europeu.

De acordo com declarações da diretora-geral-assistente da OMS para o setor dos dados e análise, Samira Asma, «Portugal tem liderado mesmo desde antes da Covid-19», apontando que «a cobertura de vacinação (para a Covid-19) chegou quase aos 100 por cento e não aconteceu só por causa da pandemia, há um passado de compromisso político de alto nível».

Samira Asma afirmou que o objetivo desta revisão é «aproximar os países, partilhar experiências e arranjar soluções» para elevar ao máximo a preparação dos países para enfrentarem ameaças sanitárias futuras, o que poderá passar por «um fundo financeiro».

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que participou com outros responsáveis numa reunião no Infarmed, em Lisboa, referiu que Portugal partilhará «experiências a diferentes níveis e desafios que encarou e o que aprendeu, grandes evoluções como a transição digital, o sistema de vacinação e a saúde pública e como atuou a todos os níveis».

«Este exercício pondera sobre as grandes aprendizagens (da pandemia), sobre as carências, os desafios futuros, a partilha e o debate e reflexão de ideias, e acima de tudo preparar as nossas populações», salientou o governante.

Intervindo remotamente a partir da sede europeia da OMS, em Copenhaga, o diretor da região europeia, Hans Kluge, afirmou que a preparação dos países para o futuro requer «investimento sustentado nos serviços de saúde e na arquitetura de resposta e preparação para emergências».

De acordo com o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, nas conclusões da avaliação deverá estar «o reforço da saúde digital, uma rede estável de saúde pública, que é uma rede protetora, e garantia de recurso para essa rede poder funcionar».

Até ao fim da semana, os peritos da OMS vão recolher informação e um relatório final sobre a prontidão do sistema português será apresentado na próxima Assembleia Mundial da Saúde, que se realiza entre 22 e 28 de maio em Genebra, na Suíça.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Visita da OMS a Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário