quarta-feira, 4 de maio de 2022

OVAR - Maio do Azulejo 2022

Um roteiro pela Cidade-Museu Vivo do Azulejo
De 6 a 31 de maio, a Câmara Municipal de Ovar promove a V edição do MAIO do AZULEJO, evento de promoção da “Cidade-Museu Vivo do Azulejo”, valorização dos patrimónios – azulejar, arquitetónico, histórico e cultural – formação e sensibilização de públicos. Em 2022, o Azulejo reinventa-se dando origem a um programa diversificado, exploratório, inclusivo e estruturado com destaque para os concertos ao ar livre, exposições, oficinas e visitas orientadas.

O Dia Nacional do Azulejo, que se assinala anualmente a 6 de maio, marcará o início do certame com dois momentos distintos de valorização do património e envolvimento da população. Integrada nas comemorações da efeméride dedicada à evocação do Património Azulejar Português, destaque para a inauguração da exposição “Azulejos Figurativos de Portugal – Cinco Séculos de História” numa relação direta entre a Câmara Municipal de Ovar e o Museu Nacional do Azulejo. O título da presente exposição realça o uso continuado de azulejos em Portugal, apresentando exemplares produzidos no nosso país entre o início do século XVII e a atualidade.

As obras apresentadas, todas elas provenientes da coleção do Museu Nacional do Azulejo, trazem a Ovar as características identitárias do uso do azulejo em Portugal, através de painéis figurativos, padronagens e representações ornamentais. A abertura da exposição terá lugar pelas 18h30, na Galeria do Centro de Arte de Ovar, e estará patente até ao dia 25 de julho.

No mesmo dia, pelas 21h30, o largo do Palácio da Justiça, um dos espaços emblemáticos da cidade e referência da azulejaria portuguesa, será palco do primeiro grande momento musical do mês, onde o público é convidado a assistir à atuação de Budda Power Blues & Maria João – The Blues Experience II.

Para os apreciadores de fotografia urbana, no fim de semana de 7 e 8 de maio, está de volta o projeto “CLICK”, que irá registar, através de um raide fotográfico, o património azulejar das freguesias de Cortegaça e Esmoriz. Com ponto de encontro nos locais de partida pelas 10horas, o CLICK #3 inicia percurso na emblemática Igreja Matriz de Cortegaça e área envolvente e o CICK #4 irá explorar a freguesia de Esmoriz, da Igreja até à zona da praia. Para participar deve fazer a inscrição prévia através de eao@cm-ovar.pt. A instalação fotográfica dará lugar a uma exposição a visitar na Rua Dr. Nogueira de Almeida, a partir do dia 18 de maio.

O mês dedicado à evocação do azulejo e ao concelho de Ovar, um museu a céu aberto de ruas e detalhes azulejares, contará ainda com visitas guiadas acompanhadas por intérprete de Língua Gestual, o jogo “Vai Passear”, percursos pela “Rua do Azulejo”, visitas exploratórias autónomas e para grupos, oficinas criativas de pintura em azulejo e tertúlias. Destaque ainda para espetáculos musicais em locais representativos da Cidade com o projeto Concertos à Janela, Banda Filarmónica Ovarense e Sociedade Musical Boa União com Luís Portugal, vocalista dos Jafumega, na Praça da República, e Rita Vian, no renovado Largo da Estação de Ovar.

Fica o convite para uma visita a Ovar e para a participação nas diversas iniciativas que a V edição do MAIO do AZULEJO oferece. Uma boa oportunidade para ficar a conhecer este valioso património vareiro e todo o seu potencial, numa iniciativa da Câmara Municipal de Ovar.

Acompanhe as iniciativas em: Programa MAIO DO AZULEJO 2022

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário