quarta-feira, 4 de maio de 2022

AVEIRO | COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL E FESTA DE SANTA JOANA EM MAIO

 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o programa das Comemorações do Feriado Municipal que irão decorrer de 5 a 16 de maio, destacando-se, como habitualmente a Sessão Solene Comemorativa, a inauguração da Grande Exposição “Santa Joana Princesa 550 anos em Aveiro” e a Procissão em honra de Santa Joana de Aveiro, no dia 12 de maio, quinta-feira.

Feriado Municipal na Praça da República e no Teatro Aveirense
A comemoração do Feriado Municipal acontece pelas 11h30 do dia 12 de maio, com início na Praça da República, momento que contará com o Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido, às 11h45 no Teatro Aveirense, pela Sessão Solene e a entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.
No final da sessão será inaugurada a exposição “Santa Joana Princesa 550 anos em Aveiro” no Museu de Aveiro / Santa Joana.
A Eucaristia na Sé de Aveiro realiza-se pelas 10h00, e a procissão terá início pelas 16h00 na Sé de Aveiro.

A programação inicia com a Reunião de Câmara Pública, no dia 5 de maio pelas 15h30, nos Paços do Concelho. Também neste dia tem início a 6.ª edição da “Feira Vocacional e Profissional” com o tema “À Descoberta da minha vocação…” que se prolongará até ao dia seguinte, 06 de maio, no Parque de Exposições de Aveiro.
Dia 06 maio será também o momento para se assinalar o Dia Nacional do Azulejo com a abertura de uma exposição de painéis azulejares do Museu Nacional do Azulejo. A mostra “Azulejos Portugueses de Padrão séculos XVII – XX”, patente até 03 de julho na Galeria da Antiga Capitania, integrará ainda espólio azulejar aveirense.
Pelas 21h30 do dia 06 a Irmandade de Santa Joana Princesa regressará às Conferências sobre Santa Joana em que o palestrante este ano será Paulo Portas. Terá lugar no Museu de Aveiro/ Santa Joana.

Inauguração da Estrada Dique
Para dia 14 de maio, pelas 19h00, está agendada a inauguração da qualificação da Estrada Dique, que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA), num investimento de cerca de 2.600.000 € da CMA executado pela empresa Ângulo Recto Lda. – Construções. Um espaço de contemplação da biodiversidade e de uma paisagem única sobre a Ria de Aveiro, muito propício a caminhadas e passeios de bicicleta.

A atividade Open City – Aveiro 2027, acontece também no dia 14 de maio com a apresentação de múltiplos eventos pelos diferentes agentes culturais Aveirenses, em vários espaços da Cidade durante todo o dia. Atividade incluída na Candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Destaque ainda para a realização da Assembleia Municipal Jovem nos dias 10 e 11 de maio, no edifício da Antiga Capitania, que irá contar com a participação de dezenas de alunos dos Estabelecimentos de Ensino de Aveiro.
De 13 a 15 de maio, o Mercado Manuel Firmino volta a receber o Aveiro Craft Fest, Edição de maio, que juntará 20 cervejeiras com mais de 140 novidades e programa próprio.
A dança faz parte do programa com o já usual “Encontro com a Dança” com a apresentação de sete grupos. Será no dia 15 de maio, domingo, no Centro de Congressos de Aveiro.
Informamos ainda que, como habitualmente, de 6 a 12 de maio, o Convento de Jesus estará aberto ao culto com visitação do Circuito Monumental dedicado a Santa Joana de Aveiro.

Exposições da Arte Nova e à Fotografia
No dia 07 de maio, sábado, serão inauguradas três exposições. A primeira será pelas 17h00 e trata-se da exposição “O Fotógrafo que amou Aveiro. António Campos Graça” que estará patente no Museu da Cidade até ao dia 4 de setembro.
Pelas 17h30 será inaugurada a exposição “Arte Nova e Natureza. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, no Museu Arte Nova, disponível para visita até 07 de outubro.
Por fim, às 18h00, será inaugurada a Exposição “Os Outros | Pessoas como nós”,de Bernardo Conde no Teatro Aveirense. Estará em exposição até ao dia 18 de junho.

Concertos
Como habitualmente o programa integra vários concertos. Destaque para o Grande Concerto a Santa Joana pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Voz Nua – Te Deum, pelas 21h00, na Sé de Aveiro.

Dia dos Mártires da Liberdade
Como é tradição, a 16 de maio, segunda-feira, pelas 18h00, a CMA comemora o 194.º Dia dos Mártires da Liberdade, com a deposição de flores junto ao Obelisco na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas
Ocorrerá de seguida uma Conferência na continuidade da evocação do papel de Aveiro nas Lutas Liberais, com a evocação dos 200 anos das Lutas Liberais, sob o tema “Aveiro e o Liberalismo”.
O programa completo poderá ser consultado no site da CMA em www.cm-aveiro.pt .

II – FEIRA VOCACIONAL E PROFISSIONAL 2022
A Câmara Municipal de Aveiro organiza, entre os dias 5 e 6 de maio de 2022, a 6ª edição da Feira Vocacional e Profissional 2022, sob o mote “À descoberta da minha vocação...”, que se vai realizar no Parque de Exposições de Aveiro, entre as 09h e as 18h.
Aberta ao público, nos dois dias, das 09h00 às 18h00, a Feira Vocacional e Profissional de Aveiro pretende agregar, num único evento, diversas ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 8.º ao 12.º ano, o acesso e contacto com diversas entidades do sistema educativo.
O objetivo é contribuir, desta forma, para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos, para o qual foi preparado um programa com atividades variadas desde apresentações, workshops a roteiros de visita.
Este ano o evento volta a assumir o formato presencial, com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de cerca de 60 entidades, desde o ensino básico, secundário e profissional, superior e politécnico, privado e público, bem como de entidades associativas e institucionais.

Finais dos Concursos de Empreendedorismo e Inovação
Integram, ainda, o programa de atividades os eventos finais de três concursos, no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA).
No dia 5 de maio, das 09h30 às 11h40, teremos o evento final do concurso “Uma ideia, um Projeto, uma Ação”, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro. Este concurso pretende incutir nas crianças e jovens dos estabelecimentos do Ensino Básico do Município, uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade, assumindo o docente como um agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos. A edição do ano letivo de 2021/2022 contou com o envolvimento de 14 escolas, 119 docentes e 2612 alunos.
Ao inicio da tarde, das 14h30 às 16h30, irá realizar-se o evento final do Concurso “Tech Lab”. Este concurso integra a estratégia de implementação do Projeto “Tech Lab” que pretende incutir em jovens alunos do Ensino Secundário uma cultura de cocriação, resolução de problemas e partilha, através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM. O Concurso contou com o envolvimento das 4 escolas secundárias de Aveiro, 8 docentes, e 44 alunos, estando representadas na Eliminatória Final 7 ideias.
No dia 6 de maio, das 14h30 às 16h40, contamos com o evento final do concurso “A Tua Ideia Conta”, que tem como principal objetivo incutir nos jovens alunos uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos empreendedores. Este concurso, no presente ano letivo, conta com envolvimento de 6 escolas, 35 docentes, e cerca de 450 alunos, sendo que estão a concurso, na eliminatória final, 12 ideias.
O programa está disponível no website https://feiravocacional.cm-aveiro.pt/ .

III – “AZULEJOS PORTUGUESES DE PADRÃO
(SÉCULOS XVII-XX)”
O Dia Nacional do Azulejo, que se assinala a 6 de maio, um evento anual que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional, projetando a sua importância, constituindo-se, igualmente, como uma ocasião de evocação da sua proteção e preservação, ação promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), ao longo dos últimos anos, que tem organizado diversas atividades dedicadas ao Património Azulejar Português.
Integrado nas atividades do Dia Nacional do Azulejo e no programa das Comemorações do Feriado Municipal a CMA irá apresentar a Exposição “Azulejos Portugueses de Padrão (séculos XVII-XX)”, cedida pelo Museu Nacional do Azulejo.
Esta mostra pretende assinalar o Dia Nacional do Azulejo e foi concebida pelo Museu Nacional do Azulejo. É constituída por cerca de 40 painéis azulejares e vai integrar um pequeno núcleo de Azulejo de Aveiro com peças pertencentes à Coleção do Museu da Cidade. Pode ser visitada na Galeria da Antiga Capitania até ao dia 3 de julho.
A par da azulejaria figurativa, os padrões tiveram sempre uma importante presença na azulejaria portuguesa, desde logo no século XVII em que das olarias de Lisboa saiu uma enorme variedade de exemplares que, formando “tapetes”, foram revestir as paredes interiores de igrejas, conventos e palácios.
Na primeira metade do século XVIII, período de domínio da azulejaria figurativa, o padrão foi pouco utilizado, regressando após o Terramoto de 1755 para o revestimento interior dos novos edifícios da Lisboa “pombalina”.
Já na segunda metade do século XIX, o azulejo de padrão teve um grande incremento, possibilitado pela industrialização. Fábricas de Lisboa, Porto e Gaia produziram milhões de exemplares para revestimento exterior de edifícios, marcando a paisagem urbana em Portugal, assim como de algumas cidades do Brasil.
Ao longo do século XX e até à atualidade, o potencial da azulejaria de padrão tem vindo a ser desenvolvido pelo trabalho de alguns dos mais conceituados artistas, apresentando-se na exposição obras de Maria Keil (1914-2012), Querubim Lapa (1925-2016), Manuel Cargaleiro (n. 1927) e Eduardo Nery (1937-2013), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário