quarta-feira, 4 de maio de 2022

NRC assinala Dia Mundial do Cancro do Ovário com Sessão de Esclarecimento

 A prevenção e diagnóstico precoce do cancro do ovário dão o mote à iniciativa, organizada pelo NRC, em referência ao Dia Mundial do Cancro do Ovário. A sessão terá a participação da Dra. Elsa Abraúl, com início às 18h00 do dia 7 de abril, via Zoom.


A 8 de maio assinala-se o Dia Mundial do Cancro do Ovário, o cancro ginecológico mais letal na mulher na pós-menopausa. A doença cuja sintomatologia é inespecífica ou mesmo ausente nos estádios iniciais, apresenta taxas de incidência e mortalidade crescentes.

No âmbito da iniciativa de sensibilização para esta efeméride, o Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza no próximo sábado, dia 7 de maio, a iniciativa “Sessão de Esclarecimento sobre Cancro do Ovário”. Esta ocorrerá através da plataforma zoom (disponível no seguinte link: https://us06web.zoom.us/j/81719159831), com início às 18h00.

A ação conta com a comunicação da Dra. Elsa Abraúl, médica ginecologista e Vogal da Direção do NRC. O Núcleo Regional do Centro da LPCC salienta, com esta iniciativa, a importância de diagnóstico precoce do cancro do ovário, para o qual não há rastreio.  Pretende também alertar para a importância de ir ao médico e de estar atenta aos sinais do seu corpo. Normalmente o diagnóstico do cancro do ovário é tardio porque este tumor evolui de uma maneira silenciosa, e só dá sintomas numa fase de doença avançada e que se confundem com problemas gastrointestinais, nomeadamente: perda de apetite, fadiga, dor abdominal, sensação de enfartamento e/ou abdómen inchado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário