segunda-feira, 20 de junho de 2022

𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐮 𝐩𝐨𝐫 𝐀𝐧𝐬𝐢ã𝐨

Ansião acolheu, de 15 a 18 de junho, três dos momentos da programação do 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐋𝐢𝐭𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐢𝐨𝐫 – 𝐅𝐋𝐢𝐢 𝐏𝐚𝐥𝐚𝐯𝐫𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐠𝐨, que teve como lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.

As “palavras de fogo” foram trazidas a Ansião através do “Encontro com a Escritora Sara Rodi”, no dia 15, na Biblioteca Municipal, numa sessão dedicada aos mais novos. A autora das coleções de literatura infanto-juvenil "As Gémeas" e "Escola das Artes" e guionista de diversas séries televisivas, esteve à conversa com os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Ansião e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ansião. A partir da coleção “Maria e Sebastião”, contou várias histórias, que fizeram a delícia dos mais pequenos.

Apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e pela escritora Ana Filomena Amaral, da organização do FLii, Luís Osório veio apresentar o seu livro "Ficheiros Secretos – Histórias nunca contadas da política e da sociedade portuguesas”, no dia 17, no Auditório Municipal, perante uma assistência atenta, curiosa e participativa, de que resultou uma calorosa conversa com uma figura mediática não só do jornalismo como do mundo das letras.

O escritor ansianense Prates Miguel e a poetisa Maria do Sameiro Barroso, acompanhados pela Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, prestaram, no dia 18 também no Auditório Municipal, um tributo a Agustina Bessa-Luís através de um painel intitulado “O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo”, que terminou com a leitura de poemas pelas jovens Beatriz Cardoso e Luz Farrica.

Matilde Rosa Araújo, José Saramago e Adriano Correia de Oliveira foram outros autores a que se deu destaque na 5.ª edição desta iniciativa, que surgiu como uma justa homenagem às vítimas dos fogos florestais de 2017, tendo decorrido entre 16 e 19 de junho nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Condeixa-a-Nova, Lousã, Miranda do Corvo e Pedrógão Grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário