quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Évora | Iniciativa ‘Conversas à volta das Brincas de Carnaval’ juntou os três grupos em atividade. Exposição sobre o tema pode ser visitada até 20 de fevereiro nos Paços do Concelho

Para dar a conhecer melhor a tradição popular das Brincas de Carnaval, a Câmara de Évora acolheu ontem, dia 11, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão ‘Conversas à volta das Brincas de Carnaval’, com a participação de elementos ligados aos três grupos que mantêm viva esta singular atividade da Cultura popular do nosso concelho. Antecipando os quatros dias de atuações durante o Carnaval, os grupos brindaram o público presente com uma pequena demonstração do seu repertório. 
A conversa contou com a participação de investigadores convidados (Isabel Bezelga e José Barbieri, que participaram por videoconferência) e dos Mestres dos três grupos existentes: Tiago Matias, do Grupo de Brincas dos Canaviais, Pedro Cardoso, do Grupo do Rancho Folclórico Flôr do Alto Alentejo, e Beatriz Velez, Maestrina do Grupo da Escolinha de Brincas da Casa do Povo de Canaviais. A moderação esteve a cargo de Rui Arimateia, que, enquanto técnico do Município, foi responsável pelo Centro de Recursos do Património Oral. 
A abertura coube ao Presidente da Câmara de Évora, Carlos Zorrinho, que, acompanhado pelos vereadores Jerónimo José e Carmen Carvalheira, enfatizou a “importância da Cultura popular e, em particular, das Brincas de Carnaval na nossa identidade como cidade e como território”, e, lembrou que “as Brincas são sinónimo de liberdade.” 
Numa conversa muito participada que contou com transmissão online, os investigadores sublinharam o valor das Brincas enquanto manifestação afetiva e de sentimento de pertença e reforço de laços no seio da comunidade. Alguns elementos das Brincas deram conta da sua experiência de participação e envolvimento nestes grupos de teatro comunitário. 
As Brincas Carnavalescas de Évora são um exclusivo do concelho e uma tradição popular dos bairros periféricos da cidade, contam atualmente com três grupos em atividade. Com a realização da sessão de conversas sobre as Brincas e da exposição, o Município de Évora pretende contribuir para a preservação e salvaguarda desta manifestação cultural imaterial, que se realiza durante o Carnaval, em forma de teatro comunitário. Este ano, os Grupos de Brincas de Carnaval vão atuar pelo concelho nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário