No âmbito da iniciativa “Roteiro pela Indústria Transformadora”, uma delegação da Associação Industrial Portuguesa (AIP) liderada pelo seu presidente, José Eduardo Carvalho, visitou, dia 10 de fevereiro, a empresa Seda Ibérica – Embalagens, associada da AIP desde 1960, localizada em Paço de Arcos, Lisboa.
Enquadrada nas comemorações do 189º aniversário da AIP e de forma a reiterar o compromisso com as empresas associadas e fomentar uma cultura de proximidade, “esta visita é um tributo, um reconhecimento a quem tem um alto desempenho na qualidade de gestão, do qual a vossa empresa é um exemplo claro. Tendo consciência de que o setor da indústria transformadora está muito exposto à concorrência internacional, este tipo de visitas permite também dar a conhecer aos diretores operacionais da AIP os diferentes modelos de gestão, de organização, processos de fabrico, tipo de cultura de gestão, porque consideramos que o conhecimento vem 30 por cento do que se lê e 70 por cento do que se vê. É fundamental para aprendermos, obtermos conhecimento e estarmos muito próximos da realidade empresarial”, assim se dirigiu José Eduardo Carvalho ao anfitrião Anselmo Vilardebó, diretor-geral da Seda Ibérica.
A Seda Ibérica faz parte do Grupo Seda, um Grupo Internacional, fundado em Nápoles, em 1964, líder na conceção, desenvolvimento e produção de embalagens sustentáveis únicas e inovadoras para alimentos e serviços alimentares. Sediado em Itália, o Grupo Seda opera plataformas de produção naquele país, Alemanha, Portugal, Reino Unido e América do Norte.
A Seda Ibérica juntou-se ao Grupo Seda em 1991, na sequência da aquisição da Novembal, empresa fundada em 6 de julho de 1955 por investidores portugueses e estrangeiros, para produzir embalagens para munições destinadas à indústria militar.
Atualmente com 220 colaboradores, a Seda Ibérica apresentou, em 2025, um volume de vendas acima dos 63 milhões de euros, dos quais 75 por cento em exportações.
Entre outras, a Seda Ibérica renovou, no final de 2025, a certificação Great Place to Work. Esta certificação, concedida pela autoridade global em cultura organizacional, reconhece o sucesso da Seda na construção de um ambiente inclusivo que valoriza altos níveis de colaboração em equipe, inovação e desempenho. Nesta última renovação, foi registado um aumento significativo no número de respostas positivas, que agora representam 74% dos colaboradores, em comparação com 70% em 2024. 79% dos colaboradores afirmam que a Seda Ibérica é um excelente lugar para trabalhar, um aumento de oito pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Enquanto empresa de embalagens, a Seda Ibérica sempre orientou a sua atividade de acordo com princípios de consciencialização ambiental e mantém-se alinhada com as metas climáticas cada vez mais urgentes. A economia circular e a sustentabilidade são um dos eixos de ação da empresa.
*Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário