Uma equipa de especialistas do Património Cultural, I.P. (PCIP) deslocou‑se ontem, 11 de fevereiro, à Marinha Grande para realizar uma avaliação técnica dos danos provocados pelas recentes condições meteorológicas adversas, nos edifícios municipais classificados do concelho.
A visita decorreu em articulação com os técnicos municipais, que acompanharam o trabalho de inspeção e teve como objetivo reforçar a preservação do património cultural.
Os técnicos visitaram três equipamentos culturais de referência: o Museu do Vidro, o Museu Joaquim Correia e a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. Apesar de todos terem sofrido impactos, os técnicos identificaram a Casa‑Museu Afonso Lopes Vieira como o edifício mais afetado, devido à sua localização próxima ao mar e à forte agitação marítima registada nos últimos dias, que provocou danos na estrutura e o risco de derrocada de parte do imóvel.
A situação da Casa‑Museu, levou a uma nova análise pelos serviços municipais, representantes do Património Cultural, I.P., especialistas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC ) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Foram observados, de forma integrada, os riscos estruturais, a erosão costeira e as soluções possíveis para mitigar o avanço do mar, garantindo a salvaguarda do edifício.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:
Postar um comentário