quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

ULS Cova da Beira com procedimento neurocirúrgico inovador


A cirurgia consistiu na remoção completa da neoplasia, com uma abordagem minimamente invasiva.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinalou a primeira intervenção cirúrgica para a remoção de um tumor do osso frontal do crânio. Trata-se de um procedimento neurocirúrgico inovador que permite optar por uma abordagem minimamente invasiva.
A cirurgia consistiu na remoção completa da neoplasia, assegurando que não permanecem vestígios tumorais no doente. Concluída a excisão, procedeu-se à reconstrução do osso frontal do crânio, garantindo simultaneamente a proteção do cérebro e um resultado estético harmonioso da face.

Do ponto de vista técnico, destaca-se ainda neste procedimento, o recurso a tecnologia de neuronavegação, um sistema comparável a um verdadeiro “GPS cirúrgico”, que permite localizar o tumor com precisão milimétrica e confirmar, no final do procedimento, a sua remoção total. Apesar de se tratar de uma técnica exigente, que requer formação especializada e elevada experiência clínica, oferece vantagens claras para o doente, assegurando a mesma eficácia das técnicas clássicas, com uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e mais confortável.

A ULS da Cova da Beira reafirma, assim, “o seu compromisso com a excelência clínica, a inovação cirúrgica e a centralidade no doente, posicionando-se na linha da frente da neurocirurgia moderna em Portugal”. lê-se no comunicado divulgado pela instituição.

Para saber mais, consulte: www.ulscbeira.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário