20.º aniversário do Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais (CMRRC), na Tocha, foi assinalado na sexta-feira. O programa foi marcado pela apresentação de algumas novidades e pela assinatura de dois protocolos com a Universidade de Aveiro.
A cerimónia de aniversário do CMRRC – Rovisco Pais serviu para lançar o novo website institucional, que apresenta melhores conteúdos e é mais intuitivo. “Achámos importante fazer coincidir o aniversário do centro com o lançamento do novo site”, afirmou Graça Telo Gonçalves, elemento do conselho de administração do CMRRC – Rovisco Pais. O novo site inclui um conjunto de fotografias e vídeos, bem como informações instituicionais, tais como missão e valores, projetos que estão a ser desenvolvidos na instituição. Para além do website, o Rovisco Pais tem ainda página no Facebook e canal no Youtube.
Assinatura de protocolos foram ponto alto
Um dos pontos altos da cerimónia, em que estiveram presentes utentes e funcionários da instituição, foi a assinatura de dois protocolos entre o CMRRC – Rovisco Pais e a Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE). Os protocolos visam a aposta na investigação e na formação na área da reabilitação, em que o CMRRC – Rovisco Pais é o único hospital público, estando, segundo Vítor Lourenço, presidente do conselho de administração, na “vanguarda da reabilitação a nível nacional e internacional”.
Aposta na excelência
“Queremos continuar na senda da excelência ao nível nacional e internacional”, afirmou Vítor Lourenço.
Durante o seu discurso, o presidente do conselho de administração revelou que estão em curso dois projetos, cada um no valor de um milhão de euros, um no âmbito da tecnologia, que permite a monotorização à distância de doentes que já tiveram alta e outro que vai permitir a recuperação dos doentes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com recurso a células estaminais.

Caráter humanista elogiado
Neste dia, Helena Teodósio, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, destacou o “caráter humanista e social dos cuidados de medicina de reabilitação que aqui são prestados no âmbito de uma missão que só é possível avaliar em toda a sua dimensão pelos seus beneficiários”.
A autarca evidenciou ainda o projeto de recuperação do edifício onde eram tratados os leprosos, onde vão ser instaladas 64 camas para a área da reabilitação. “É nessa perspetiva que encaramos os investimentos previstos e que certamente representarão mais um passo importante na valorização das condições de prestação de cuidados de saúde que, todos o sabemos, requerem um elevado grau de especialização”, concluiu.

O programa de aniversário incluiu ainda a divulgação dos vencedores do concurso de fotografia, lançado pelo conselho de administração do CMRRC – Rovisco Pais, que resultou numa exposição. Os presentes assistiram também a um momento musical protagonizado por uma Tuna Académica da Universidade de Coimbra, do curso de Farmácia.
Fonte. Diário As Beiras