domingo, 30 de outubro de 2016

RELÓGIOS ATRASAM UMA HORA ESTE DOMINGO


 


Na madrugada deste domingo a hora muda: os relógios atrasam uma hora, iniciando-se o horário de inverno.
Assim, quando forem 02h00 no continente e no arquipélago da Madeira, os ponteiros recuam uma hora e passa a ser 01h00.
Já no arquipélago dos Açores, quando for 01h00, os relógios atrasam os mesmos 60 minutos e passa a ser meia-noite.
A hora de inverno manter-se-á até ao fim do mês de março de 2017, altura em que os relógios voltam a ser adiantados 60 minutos, entrando-se na hora de verão.
As mudanças de hora, descritas no portal do Observatório Astronómico de Lisboa, entidade que regula a hora legal portuguesa, estão definidas por legislação nacional e comunitária e acontecem no último domingo de outubro (hora de inverno) e no último domingo de março (hora de verão).

A mesma hora o ano inteiro

A prática de mudança de hora não reúne consenso a nível mundial, havendo quem defenda que traz mais riscos para a saúde do que benefícios, e grande parte do Globo opta por não alterar os relógios em função das estações do ano.
Em África, apenas Namíbia, Marrocos e Egito alteram a hora. Na Oceania, à semelhança do que acontece no Continente Africano, apenas Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Samoa adiantam o relógio no verão e atrasam no inverno.
Na América do Norte e Central, praticamente todos os países procedem à alteração da hora, o que não acontece na maioria dos países do sul do continente. O Chile decidiu adotar a política dos países vizinhos e não vai alterar a hora este ano.
No Médio Oriente, apenas Azerbaijão, Irão, Israel, Jordânia, Líbano e Síria adiantam os relógios. O território da faixa de Gaza também entra na hora de verão, segundo o site World Time Zone, que não cita a Cisjordânia.

Quem decide?

Na Europa, a prática de mudança de hora iniciou-se na I Guerra Mundial, com o objetivo de poupar combustível. Atualmente, prende-se essencialmente a preocupações ecológicas e sociais, de modo a fazer coincidir o horário de trabalho com as horas de luz solar.
Ainda assim, a União Europeia faz uma reavaliação desta prática de mudança de hora, de cinco em cinco anos. A próxima reavaliação deverá ser feita no próximo ano, para os cinco seguintes (2017-2021).
Em 1992, o Governo português adotou o horário da Europa Central (CET), mas a opção foi muito criticada, porque, no inverno, a noite prolongava-se pelas horas da manhã e, no verão, o dia estendia-se até depois das 22:00.
Em 1996, o Governo retomou o horário de referência do Tempo Universal Coordenado (UTC), à semelhança do Reino Unido e da Irlanda.
A mudança de hora é definida por legislação nacional e comunitária. Em Portugal é regulada pelo Observatório Astronómico de Lisboa.
ZAP
____________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário