sábado, 3 de junho de 2017

Guerra e Paz publica livro erótico em discordância com o autor


Eróticos Guerra e Paz é uma nova colecção que chega agora aos olhos e às mãos dos leitores portugueses e responde a uma questão essencial: “Como pode alguém não se interessar pelo erotismo?” Pierre-Félix Louÿs interessava-se, se é que a moderação da palavra “interesse” faz justiça à obsessão que ele tinha pelo acto amoroso, pela espiritualidade e carnalidade do acto amoroso. Três Filhas de Sua Mãe, o romance de estreia dos Eróticos Guerra e Paz é, na sua consumada elegância de escrita e na excitada descrição da consumação dos actos, a insofismável prova do interesse e da obsessão de Pierre-Félix Louÿs. O romance chega às livrarias a 7 de Junho, com tradução de João Moita, que também assina a introdução.
Note-se que há um conflito entre a Guerra e Paz e o autor. A Guerra e Paz sustenta que Três Filhas de Sua Mãe é um romance, mas Louÿs adverte: “Este livrinhonão é um romance. É uma história verdadeira até aos mais ínfimos detalhes. Não alterei nada, nem o retrato da mãe e das três filhas, nem as suas idades, nem as circunstâncias.”
Escrito em 1910, mas só publicado, clandestinamente, já depois da morte do autor, em 1926, Três Filhas de Sua Mãe é um romance revolucionário e subversivo. Há aqui prostitutas e perversões, mas não mulheres humilhadas. As mulheres desta obra são livres e buscam o seu próprio prazer, rasgando a capa da normalidade e do aceitável. Impõem-se aos amantes, tomam a iniciativa, gozam desalmadamente. Neste livro, o homem mais não é que mero instrumento do prazer feminino.
«Poucos como ele [Pierre-Félix Louÿs] até então se terão interessado pela feminilidade ao ponto de a converterem no conteúdo de uma obsessão que perpassa todos os seus escritos e praticamente todas as suas acções quotidianas: ainda que na maioria das vezes pagando, o autor terá conhecido, no sentido bíblico, mais de 2500 mulheres em toda a sua vida. Dessa vasta experiência, colheu um ensinamento aparentemente desconhecido de Sade e de tantos outros pornógrafos do seu e do nosso tempo: “o prazer dos homens é feito do prazer das mulheres debaixo deles”. O novo feminismo pró-sexo e pró-pornografia pode não se identificar com este “debaixo”, mas certamente que se regozijará com a conquista de mais um fiel espectador das obras das suas seguidoras», afirma João Moita, no texto de introdução deste primeiro Eróticos Guerra e Paz em que todos os muros são derrubados, o desviante se torna normal, e a perversão se eleva a princípio moral. Na ponta da pena de Pierre-Félix Louÿs.



Três Filhas de Sua Mãe
Pierre-Félix Louÿs
15x20
256 páginas
16,50 €
Nas livrarias a 7 de Junho
Guerra e Paz Editores | Eróticos



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal





Nenhum comentário:

Postar um comentário