sábado, 3 de junho de 2017

Câmara de Albergaria-a-Velha adere ao projeto “10 Mil Vidas”

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai disponibilizar a 100 idosos do Concelho, que vivem em situação de isolamento social ou geográfico, um kit de assistência à distância que permite ser ativado em situações de emergência ou alerta. Trata-se do projeto “10 Mil Vidas”, dinamizado pela Associação Nacional de Cuidados de Saúde, que tem como objetivo a mudança do paradigma do cuidado assistencial à pessoa idosa, a partir da inclusão da tecnologia como método de apoio e prevenção.

Com este projeto o Município poderá apoiar 100 idosos através da atribuição de um kit composto por um telemóvel, um smartwatch e uma central de comunicação. A oferta inclui, ainda, medidores de tensão arterial e adaptadores de glicose, para os idosos que necessitem de controlar esses níveis ou para instituições monitorizadoras. A central de comunicação está ligada a uma página de Internet de acesso reservado, onde o cuidador ou a pessoa responsável pelo idoso pode gerir a medicação, consultas, lançar alertas ou criar uma agenda.

O responsável pela pessoa idosa pode ser avisado via email ou verificar através da consulta da plataforma na Internet, os valores anormais da medição arterial ou glicose no sangue, uma vez que os equipamentos distribuídos estão ligados por uma rede sem fios à estação de comunicação, que transmite os dados para a área pessoal de cada utente.

 O projeto “10 Mil Vidas” é objeto de uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social, financiado pelo Fundo Social Europeu, tendo como parceiros os municípios que aderiram à iniciativa, com uma comparticipação de 30 por cento. A Associação Nacional de Cuidados de Saúde tem quatro projetospiloto a decorrer, com 50 idosos cada, em Almada, Lousã (sede da associação), Chamusca e Porto de Mós. Cada projeto é liderado pelos respetivos municípios, em articulação com outras entidades, como IPSS, forças de Segurança e serviços de apoio social. O objetivo da Associação é levar estes equipamentos a 10 mil pessoas.

O Índice de Envelhecimento em Albergaria-a-Velha tem vindo a crescer, em linha com o panorama nacional. A Câmara Municipal, em parceria com diversas entidades locais, desenvolveu um estudo de identificação da população idosa em situação de isolamento social e/ou geográfico. Foram identificados 125 idosos em situação de isolamento social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário