segunda-feira, 4 de setembro de 2017

360º - Como seria uma guerra catastrófica com a Coreia do Norte. Mais: Manuel Pizarro no Carpool Autárquicas; o piloto da Caparica fala ao Observador

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A crise está longe de acabar: a Coreia do Sul revelou esta manhã que espera mais testes da Coreia do Norte em breve, nomeadamente com um míssil intercontinental. O ensaio nuclear de domingo foi o mais potente alguma vez levado a cabo por Pyongyang.

Donald Trump já disse que "eles só percebem uma coisa!" (sim, com ponto de exclamação) e o secretário da Defesa, James Mattis, avisou que pode vir aí uma "resposta militar maciça" por parte dos Estados Unidos.

Se as coisas se descontrolarem e houver de facto uma guerra, o que é que acontece? Uma catástrofe, como pode ler aqui. Mesmo sem falar da ameaça nuclear, basta pensar neste pormenor: um míssil norte-coreano só tem de fazer 40 quilómetros para atingir Seul. O tempo de que precisa para lá chegar vai dos zero aos seis minutos, segundo especialistas. E quantas pessoas vivem na capital da Coreia do Sul? 25 milhões. Nos primeiros dois dias do conflito, morreriam 100 mil pessoas.

Portugal venceu a Hungria por um golo naquela que foi a sexta vitória seguida da seleção na qualificação para o Mundial-2018. Na crónica do jogo, o Rui Miguel Tovar destaca "o grande buda" André Silva. E ainda escreve outro artigo sobre este "sucessor de Rui Costa", que trouxe os golos do Milan de volta à seleção.


Informação relevante
Um mês depois da aterragem de emergência que matou uma menina de 8 anos e um homem de 56 na praia de São João da Caparica, o piloto da avioneta falou pela primeira vez. Carlos Conde de Almeida disse ao João Porfírio que não se arrepende da decisão que tomou: "Fiz o que devia ser feito". Mais: "Aquilo que fiz, foi exatamente o que me ensinaram".

Manuel Pizarro é o mais recente entrevistado no Carpool Autárquicas do Observador. O candidato do PS ao Porto assegura estar disponível para se coligar "com quem for necessário" caso vença as eleições, admite responsabilidades nos problemas de habitação e, claro, ataca Rui Moreira.

No best of em vídeo, Manuel Pizarro fala da sua desilusão com o atual presidente da Câmara do Porto.

Uma promessa inesperada, foi o que fez ontem o candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado: aconstrução de um aeroporto na cidade.

O dia de ontem esteve cheio de declarações políticas:


O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, revelou ao espanhóis do El País que espera "o maior crescimento do século" em Portugal.

A PJ está a investigar a atuação do chamado "Cartel do Fogo" em Portugal. Trata-se de um grupo, composto por seis empresas espanholas, suspeito de ter manipulado concursos públicos de combate aos incêndios. A informação é do Público.

Não foram só as instituições públicas de ensino superior que registaram maior procura. Pelo terceiro ano consecutivo, o número de candidaturas ao privado também subiu, noticia o JN.

O cartoonista Pedro Palma esteve desaparecido durante vários dias, até a PJ encontrar o seu corpo num carroestacionado em Sintra, num cenário que tudo indica será de suicídio. Quem era este bon vivant talentoso que andava “desiludido com a vida”? O João Francisco Gomes falou com colegas e amigos.

Na Alemanha, a poucos dias das eleições, Angela Merkel esteve ontem frente a frente com Martin Schultz. Segundo as sondagens, Merkel ganhou o debate.


Os nossos Especiais

É a maior viagem de kitesurf alguma vez tentada: hoje, o português Francisco Lufinha começa uma travessia que pretende ligar os Açores ao continente. São mais de 1.500 quilómetros. Na véspera da partida, falou com o Tiago Oliveira: "Costumo dizer que há quem vá para Fátima fazer retiros. Eu faço estes retiros no mar. Estás completamente na tua. Estás tu, o vento, os peixes, o mar, o teu kite e a tua equipa e vais falando"

O que é que temos a aprender com os suecos? Que o importante é fazer tudo na quantidade certa. Nem mais, nem menos. Esse é o segredo do "lagom", a forma de viver dos suecos, que falam só quando necessário, saem a horas do trabalho e fazem escolhas sensatas. A Ana Cristina Marquesconversou com a autora de Lagom – A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada e explica melhor como isto se faz.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "A fórmula do poder perpétuo": "O PS percebeu que a geringonça, nascida de modo circunstancial em 2015, tem enorme potencial estrutural: enquanto funcionar, eternizará o PS no poder. E, portanto, é para repetir em 2019 e para sempre".

João Carlos Espada escreve "Liberdade ou 'libertação'? (Ainda sobre a censura à Porto Editora)": "A patrulha politicamente correcta acusa as normas de conduta diferentes das suas de serem fundadas no 'preconceito'. Ocultam o preconceito da sua campanha 'libertadora': preconceito contra a liberdade".

Helena Matos escreve "A gaveta": "É aqui que está o logro em que a geração de Cavaco Silva caiu: a ideologia não fica na gaveta. Muda é de gaveta. O controlo ideológico das nossas vidas é a gaveta que agora está no centro da questão".

João Marques de Almeida escreve "A geringonça contra a economia": "O PCP e o BE não desejam o enriquecimento do país. Para as esquerdas radicais a fórmula é simples. Perdem votos com o enriquecimento e ganham com o empobrecimento".

Ruth Manus escreve sobre os avós: "Não sei se concordo com aquela história de que os avós servem para mimar e estragar, prefiro pensar que eles existem para doar-se sem limites".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "O medo e a coragem": "Faz sentido, aqui e agora, temer os assassinos que, em nome da sua religião, semeiam o terror por toda a Europa e não só".

Alberto Gonçalves escreve "O tempo sem Cavaco": "Há dias, Cavaco falou e não evitei certa saudade. Não é saudade do homem. É saudade de alguém, ou de alguma coisa, que não pertença à desgraceira que hoje temos".


Notícias surpreendentes

Arundhati Roy, que voltou aos romances com "O Ministério da Felicidade Suprema", esteve este fim-de-semana em Cascais e falou com a Rita Cipriano sobre literatura e política: “Pode não haver nenhuma sociedade no mundo completamente justa, mas temos de ansiar por justiça”.

“A Revolução Russa”, de Sheila Fitzpatrick, é "uma análise muito lúcida de um dos mais importantes acontecimentos do século XX". José Milhazes dá-lhe quatro estrelas.

O Red Bull Air Race pôs 850 mil pessoas a olhar para o ar, no Porto. O que viram, no último dia, foi isto. Os vencedoresda etapa portuguesa da Red Bull Air Race foram os pilotos Martin Sonka e Kevin Coleman.

Quer comprar um carro novo, mas, com tantas incertezas, está indeciso entre diesel, eléctricos e híbridos? O Alfredo Lavrador explica-lhe o que pode esperar do futuro.

Um frigorífico que se desloca da cozinha à sala para lhe entregar uma bebida fresca e muito, muito mais do que isso vai ser possível em breve. As novidades da feira de tecnologia de Berlim, que se realizou nos últimos dias, mostram o que aí vem.

Este novo frigorífico leva-lhe bebidas frescas, nós levamos-lhe notícias fresquíssimas. Não tem que se levantar, basta clicar aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário