Comunicado da Junta de Freguesia da Praia de Mira:

Corremos perigos de saúde pública. Não podemos fazer a vida normalmente. Para o bem de todos não podemos comemorar o 25 de Abril, em conjunto. Mas podemos e devemos, assinalar, fazê-lo em sentimento e respeito. É isso que fizemos. Lembrámos Abril de uma forma singela, mas emblemática.
Oceano e os Pescadores vivem de mãos dadas e são uma base importantíssima da nossa Freguesia, tal como os princípios do 25 de Abril.
Iniciámos uma fase de colocação e substituição de toponímia, que pretendemos estender a todo o nosso território. É uma Homenagem a toda a Freguesia. Com esta aplicação de toponímia de profundo sentimento – Rua do Oceano, Rua dos Pescadores e Rua 25 de ABRIL - prestamos uma Homenagem às nossas famílias, começando no Bairro Norte. Iremos continuar a aplicação e simbolicamente a próxima placa a ser colocada vai ser a Rua da Liberdade.
Hasteámos a Bandeira Nacional e colocámos cravos: na Estátua do Pescador, no Edifício da Junta de Freguesia e no Cemitério da Praia.
Com a revolução de Abril o Poder Local atingiu a Liberdade e Dignidade. Nunca devemos esquecer os Homens e as Mulheres da nossa Freguesia que muito fizeram pela nossa Liberdade. Infelizmente, muitos já partiram, mas temos a obrigação de manter vivos os seus princípios e ideais. Essa seria a melhor homenagem que as famílias lhes podiam prestar. Devemos recordar que antes de Abril, não havia Liberdade. Não havia eleições livres. O país vivia na maior miséria e opressão. O Mundo Rural e o Mundo das Pescas eram escravizados. Foi com o 25 de Abril que melhoraram as condições de vida e se fez justiça. Com falhas, mas é inegável que Portugal melhorou e avançou. Portugal é outro e as nossas Terras também. E até muitos que hoje criticam Abril, só o fazem, porque a Revolução dos Cravos deu-lhes essa Liberdade. Os nossos antepassados lutaram e sofreram imenso, para que nós tivéssemos tantos direitos. Por vezes, alguns esquecem as suas origens. Devemos ter Memória. Somos um povo com uma “História Grande e Humilde”, mas com Ideais fortíssimos que devemos Honrar.
Os nossos Pescadores continuam a lutar, mas com mais dignidade. O nosso povo conhece esta realidade. Muitos Pescadores foram os heróis. Mas foram também os mártires, pois alguns por lá ficaram e são símbolos da nossa saudade e dor.
Nomes fortes na nossa toponímia…fortes, genuínos, autênticos e da maior projeção na História Local, Nacional e Universal. Nomes que estão eternamente no coração de muitas famílias. Curvemo-nos perante a Memória daqueles que já partiram. Glorifiquemos aqueles que continuam a lutar com coragem e tenacidade.
Neste momento complicadíssimo da nossa vida, desejo saúde a todos.
Muita coragem…
 Viva os Pescadores !!! Viva o 25 de Abril !!! Viva a Liberdade !!!
Um abraço amigo,
Francisco Soares Reigota