sexta-feira, 9 de abril de 2021

Em reunião pública de 7 de Abril de 2021: Câmara de Évora aprovou a não realização da Feira de S. João 2021 devido à pandemia

A proposta de não realização da Feira de S. João 2021, devido à situação de pandemia foi aprovada por maioria com a abstenção do Vereador José Policarpo, do PSD. A Câmara Municipal deixou em aberto a possibilidade de poder ser assinalada a data com um programa compatível com os níveis de segurança e saúde pública exigidos. 

A decisão teve em conta as informações disponíveis da Organização Mundial de Saúde, da Direção Geral de Saúde e das autoridades regionais e locais de saúde, bem como o andamento e atrasos verificados na vacinação (prevendo-se que a imunidade de grupo seja atingida apenas no final ou após o Verão). 

A Vereadora Sara Dimas Fernandes informou que foi dado início à requalificação do último dos três moinhos por recuperar no Alto de S. Bento, visando a moagem de cereais, integrado num projeto educativo e ambiental mais vasto. Há também uma intervenção em curso nos outros moinhos para observação de aves. Este projeto conta com um Conselho Consultivo que inclui diversos técnicos, a União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras e o Professor Galopim de Carvalho, tendo ocorrido recentemente uma reunião de trabalho. 

O Presidente Carlos Pinto de Sá fez o habitual ponto de situação sobre a pandemia sublinhando que a situação está a evoluir de forma favorável, existindo à data da reunião apenas um caso ativo no Concelho. Mantém-se o estado de alerta com a possibilidade de reativar equipamentos de retaguarda, caso se justifique. Previa-se o início, no próximo fim-de-semana da vacinação dos professores e outros agentes da área educativa. No distrito e no Alentejo a situação também é bastante animadora. 

Foi aprovada por unanimidade a deliberação de adjudicação da empreitada referente ao "Concurso Público para Construção do Centro de Convívio da Horta das Figueiras" à empresa “A Encosta - Construções S.A.” pelo valor global de 179.635,75 (acrescido de IVA). O projeto de ampliação do Cemitério da Boa Fé mereceu também aprovação unânime. A obra será executada em duas fases. Estima-se que o valor da obra desta primeira fase seja de 52.659,10 euros mais IVA. O Presidente da Câmara informou ainda que já se procedeu à aquisição de todos os terrenos relativos a ampliações dos cemitérios prioritários no Concelho. 

Nesta reunião foram igualmente aprovados por unanimidade dois votos de pesar. O primeiro, proposto pelo Presidente da Câmara, pelo falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o segundo, proposto pelo Vereador José Policarpo, pelo falecimento de Joaquim Azeda, antigo cabo do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário