sexta-feira, 9 de abril de 2021

Instalação artistica da Ponte Velha feita com laranjas abre 5.ª mostra Silves capital da laranja


Uma réplica da Ponte Velha criada com cerca de duas toneladas de citrinos, na sua maioria laranjas, será instalada em Silves na rotunda junto ao complexo das piscinas municipais de Silves. A apresentação ao público terá lugar no dia 15 de abril, pelas 19h00 no âmbito da 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, este ano realizada em formato totalmente online.

A instalação artística, alusiva a um dos monumentos de referência da cidade (cujas fontes escritas datam no século XV), terá cerca de 14 metros de comprimento e a sua construção em ferro e rede metálica é da autoria do artista algarvio Tó Quintas, conhecido pelas suas obras de grande dimensão.

Esta obra de arte, com instalação e montagem prevista a partir do dia 12 abril, vai permanecer em exposição durante cerca de seis dias, prevendo-se que o preenchimento da ponte, com a cerca de duas toneladas de laranjas, demore três dias a concluir pela equipa de montagem (composta por quatro pessoas).

De salientar que as laranjas para a criação desta instalação serão fornecidas por produtores de Silves sendo as mesmas enviadas, no final da exposição, para uma conhecida fábrica de sumos de laranja da região, onde serão transformadas em sumo, sumo este que será distribuído gratuitamente por instituições da cidade de Silves.

Atendendo à atual crise sanitária, a edição deste ano da 5.ª Mostra de Silves Capital da Laranja irá decorrer em formato digital com um diversificado programa de atividades, que incluem a Conferência Laranja XXI, sessões de divulgação com os produtores de laranja de Silves, showcooking e confeção de cocktails, apontamentos de dança, música e magia, e a edição especial do programa de televisão Somos Portugal da TVI, em direto, durante o dia 18 de abril, totalmente dedicada ao concelho de Silves e à Mostra da Laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário