sexta-feira, 9 de abril de 2021

Figueiró não esquece Laço Azul em 2021: O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”

Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos.

Nasce, assim, a famosa Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cuja história nunca é demais para ser relembrada!

 

Prevenir, promover e proteger os direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos, são, assim, os objetivos que guiam esta campanha que ocorre, todos os anos, durante o mês de abril.

 

Neste sentido, mesmo e sobretudo em tempos de pandemia, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Figueiró dos Vinhos associa-se, mais uma vez, ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, que tem como principal propósito a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.

 

Este ano, em virtude da atual situação pandémica, não existirão as habituais iniciativas alusivas à temática do Laço Azul, nomeadamente as tradicionais exposições abertas ao público, realizadas pelas várias entidades do concelho, ou, ainda, o belíssimo Laço Azul Humano, que move as todas as crianças do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos à Praça do Município.

 

Contudo, esta campanha não passará despercebida por cá, e o desafio foi lançado a entidades e associações do concelho, o mesmo que lançamos a todos os figueiroenses: faça um laço azul e coloque-o na janela ou na porta da sua casa durante todo o mês de abril.

 

Junte-se a nós! Por todas as crianças e jovens vítimas de maus tratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário