sexta-feira, 9 de abril de 2021

Silves assinala 25 de Abril e aniversário da constituição portuguesa com programação cultural online


O 47.º aniversário do 25 de Abril e os 45 anos da Constituição da Republica Portuguesa serão assinalados pelo Município de Silves com um conjunto de iniciativas, maioritariamente em formato online. Concertos, a realização de uma mesa redonda, a apresentação da obra “Amália Ditadura e Revolução - A História Secreta” e a habitual sessão solene são algumas das ações previstas.

Neste contexto, a Biblioteca Municipal de Silves acolhe até dia 30 de abril a exposição “Escritas de Liberdade”, por escritores portugueses do século XX, mostrando que as palavras ultrapassam regimes e serão para sempre livres.

Dia 23 de abril, Napoleão Mira irá apresentar, na Biblioteca Municipal de Silves, o livro “Amália Ditadura e Revolução - A História Secreta”, da autoria de Miguel Carvalho. A participação de público nesta atividade é limitada a 15 pessoas, sendo a mesma transmitida através dos canais digitais do Município.

“A nossa Constituição, bloqueio ou oportunidade” é o nome da mesa redonda que irá decorrer online no dia 24 de abril, pelas 17h30. São oradores Tiago Fidalgo de Freitas, Jorge Silva Sampaio e Joana Mourinho Salvador. A iniciativa, de índole online, contará com a moderação do vereador da Câmara Municipal de Silves, Maxime Sousa Bispo.

Ainda neste dia, os Cante Andarilho estarão em concerto, nos canais digitais do Município, com “Vozes de Abril”, às 21h00.

A programação do dia 25 de Abril começará com o apontamento musical Silves pela Liberdade, pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, pelas 9h00, seguindo-se a habitual sessão solene comemorativa do 47.º aniversário do 25 de Abril, pelas 10h00. Esta sessão, que será transmitida através do facebook do Município, decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo aberta à presença de público mediante inscrição prévia para o email assembleia.municipal@cm-silves.pt

As comemorações deste dia culminarão com a transmissão online do concerto “As Canções de Abril”, com Domingos Caetano, pelas 21h00.

Recordamos que face à atual crise sanitária, estas comemorações decorrem, pelo segundo ano consecutivo, em formato digital. Para Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, “importa continuar a valorizar e a vivenciar os valores conquistados através da revolução de Abril”, pelo que “apesar do momento que o país e o mundo atravessam, e no cumprimento das recomendações sanitárias, o Município de Silves irá continuar a apostar na dinamização de uma programação de Abril, para, mesmo em casa, todos podermos continuar a homenagear e a celebrar os ideais de liberdade conquistados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário