sexta-feira, 9 de abril de 2021

História do Português desde o Big Bang

Novo livro do linguista Marco Neves promete mudar a nossa visão da língua e do mundo.
A poucas semanas do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a Guerra e Paz irá publicar o livro História do Português desde o Big Bang, do linguista e professor Marco Neves. A obra faz o que nunca tinha sido feito: conta a história da língua integrada na história da linguagem humana, juntando o mais recente conhecimento linguístico às descobertas na área da biologia e da física.

Este novo livro do autor de Gramática para Todos e de Pontuação em Português, traz novidades sobre a relação entre o português de Portugal e o português do Brasil, apresentando os resultados de investigações recentes realizadas por uma equipa internacional sobre a distância real entre o português, o galego e o castelhano e ainda entre o português europeu e o português americano.

As investigações foram feitas com base em corpora de grandes dimensões e dão-nos uma imagem realista da proximidade e do afastamento entre as variantes da nossa língua, que têm uma proximidade semelhante à que existe entre as variantes do castelhano, por exemplo, mas que estão a afastar-se. Estas investigações também revelaram que a distância entre o português do século XII e o português da actualidade é menor do que, por exemplo, a do inglês do século XII e do inglês da actualidade.

Os dados apresentados e o modelo defendido no livro – a ideia do português como uma língua policêntrica, à semelhança do que acontece com o inglês e o castelhano – são contributos importantes para o debate sobre o passado e o futuro do português.

O ensaio não só recua ao passado remoto, para mostrar em que ponto estávamos há 6500 anos na sucessão de línguas que veio a dar origem ao português, como imagina o ano futuro em que Os Lusíadas farão 1000 anos.

Este livro promete mudar a nossa visão da língua e do mundo e, como explica Manuel S. Fonseca, «será um acontecimento editorial raro: o livro estará nas livrarias portuguesas e galegas em simultâneo e estará ainda ao dispor dos leitores brasileiros em formato electrónico; nunca fizemos um lançamento simultâneo em três mercados. É uma maneira de homenagear a própria história da língua, desde as origens nortenhas ao presente em vários continentes».

Em breve anunciaremos a data de chegada às livrarias e mais informações desta História do Português desde o Big Bang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário