segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Dois homens em prisão preventiva por mais de 100 furtos em interior de residências

A GNR de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal , na madrugada do dia 24 de fevereiro, deteve dois homens de 42 e 45 anos por furtos em interior de residência, em Vila Nova de Cerveira.

Durante a investigação por furtos em interior de residência, os militares apuraram que os suspeitos eram responsáveis por mais de 100 ilícitos desta naturezadesde outubro de 2021, nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, bem como no norte de Espanha. Apurou-se que os suspeitos trabalhavam de forma organizada, com recurso a múltiplas viaturas, matrículas falsas e procedimentos de contra vigilância, e que aproveitavam a ausência dos proprietários das residências para efetivar os furtos. Estima-se que, durante este período, tenham sido furtados bens no valor aproximado de dois milhões de euros.

Na sequência danvestigação, os militares da Guarda deram cumprimento a mandados de detenção, culminando com a interceção e detenção dos dois suspeitos. No decorrer da ação, um terceiro elemento conseguiu fugir numa viatura da Guarda da estrutura da investigação criminal, a qual veio a ser recuperada, sem qualquer dano, cerca de duas horas depois. Foi ainda realizada uma busca domiciliária na região de Tui, em Espanha, no dia 25 de fevereiro, com a colaboração da Guardia Civil.

Esta ação culminou com a apreensão de quantias monetárias e de duas viaturas de alta cilindrada, que eram utilizadas nos furtos, e com a recuperação de diversos artigos furtados.

Os detidos foram presentes, no dia 25 de fevereiro, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Famalicão, tendo-lhes sido decretada a medida de prisão preventiva.

Esta ação contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI), do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Braga e do Destacamento de Intervenção (DI) de Braga. Esta ação contou ainda com a colaboração da Guardia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário