segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Barcelos | IPCA mais internacional com a chegada de novos estudantes

 Hoje o IPCA, através do seu Gabinete de Relações Internacionais organizou o Programa de Orientação para acolhimento e integração dos estudantes em mobilidade.

Este programa, que acontece a cada início de semestre, integra um conjunto de atividades de acolhimento para dar a conhecer a instituição, suas unidades e serviços.

Na sessão de apresentação, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, salientou a importância deste dia, afirmando: “ao final de 2 anos, fruto da pandemia, por fim, voltamos a sentir massa humana no Campus. A chegada destes estudantes vem afirmar ainda mais a aposta clara do IPCA na internacionalização”. Acrescentando que o IPCA, sendo parceiro RUN-EU é Universidade Europeia.

Além dos estudantes em regime de intercâmbio, participaram ativamente na sessão os IPCA buddies (estudantes nacionais que acolhem estudantes internacionais em regime de intercâmbio) e membros da RUN-EU Student Advisory Board (SAB) que partilharam experiências e apoiaram os novos estudantes na integração na comunidade IPCA.

Os novos estudantes chegaram da Croácia, Turquia, Luxemburgo, Eslováquia, Itália, Brasil, entre outros países, mas todos com o mesmo objetivo: ter uma boa experiência no IPCA.

Anella, veio do Luxemburgo, mas Portugal não lhe é um país totalmente desconhecido, uma vez que os avós são de Ponte de Lima. Já o Daniil, da Eslováquia, teve um amigo a estudar no IPCA em regime de intercâmbio no 1º semestre e não quis perder a oportunidade de abraçar este desafio.

Giulia, deixou a Itália porque se apaixonou pela história e cultura de Portugal. Por coincidência, a sua Buddy, Diana, mal chegou à sessão de apresentação sentou-se junto a ela e criaram de imediato uma grande empatia. Diana frisou a importância do papel de um Buddy sendo que é uma experiência de viajar e conhecer o mundo, dentro do país.

Sérgio, representante dos estudantes do IPCA na SAB da RUN-EU apresentou o ponto de vista dos estudantes sobre a Universidade Europeia e a Intenacionalização.

Os novos estudantes ficaram ainda a conhecer a Associação Académica do IPCA (AAIPCA) e a ESN Minho – Erasmus Student Network através de uma breve apresentação.

A Vice-Presidente do IPCA para a Internacionalização, Paula Tavares, encerrou a sessão referindo a importância da integração destes estudantes na comunidade estudantil acrescentando que além de estudar deverão divertir-se, ser felizes e desfrutar do potencial da região.

Esta edição ficou ainda marcada por uma visita guiada ao centro da cidade de Barcelos, dinamizada com o apoio da Câmara Municipal.

Vídeo de receção: https://youtu.be/yGejtT_jphc

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário