segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Vagos disponível para acolher refugiados ucranianos

 No âmbito da invasão militar da Rússia à Ucrânia e atenta ao padecimento do povo ucraniano nos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vagos comunica que já informou oficialmente o Ministério dos Negócios Estrangeiros da sua disponibilidade para acolher 100 a 200 refugiados ucranianos, num esforço de solidariedade e compaixão para com este povo que mantém, desde há décadas, uma ligação estreita com Portugal.

Nesse sentido, o Município de Vagos está já a trabalhar, numa primeira fase, no sentido de garantir alojamento condigno, alimentação, cuidados de saúde e apoio psicológico a estas pessoas, assim como na criação de condições para que rapidamente possam aceder ao mercado de trabalho local em cooperação com o Núcleo Empresarial de Vagos.

Para o cumprimento deste desígnio estão já sinalizadas algumas empresas que demonstraram disponibilidade para integrar os refugiados ucranianos que cheguem ao concelho de Vagos.

De acordo com o plano já delineado, numa segunda fase, o Município de Vagos perspetiva fazer o encaminhamento destas pessoas para habitação definitiva, tendo os serviços da Câmara Municipal de Vagos já iniciado um levantamento das soluções que permitam acolher rapidamente estas pessoas.

O Município de Vagos está também completamente disponível para apoiar todos os ucranianos residentes no concelho que pretendam trazer as suas famílias da Ucrânia.

Finalmente, a Câmara Municipal de Vagos subscreve, na íntegra, o Voto de Solidariedade manifestado na última sessão da Assembleia Municipal de Vagos, ocorrida na passada sexta-feira, para com o sofrimento e dor do povo ucraniano, repudiando e condenando veementemente a invasão das forças militares russas, que acontece ao arrepio da soberania do Estado Ucraniano, da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário