segunda-feira, 9 de maio de 2016

PAINÉIS SOLARES DE GRAFENO FUNCIONAM AO SOL E À CHUVA


 
Em tempo de alterações climáticas, é difícil encontrar uma região onde faça sol o ano inteiro. A solução: painéis solares feitos com grafeno, que funcionam quando faz sol e quando chove.
Para aumentar a eficiência dos painéis fotovoltaicos, investigadores de Qingdao, na China, desenvolveram o protótipo de um novo tipo de painel que, além de gerar electricidade captando a energia do sol, também produz energia a partir da água da chuva.
O conceito do novo painel, produzido com uma película de grafeno, foi publicado na revista Angewandte Chemie.
A ideia é que o grafeno presente na placa fotovoltaica reaja com os compostos químicos presentes na água da chuva – como o amoníaco, cálcio e sódio – e gere energia, através de um processo chamado pseudo-condensação.
grafeno, material composto por carbono bi-dimensional, é a substância mais fina do mundo, masmais forte do que o aço, tendo múltiplas propriedades, nomeadamente eléctricas – é mais condutor do que o cobre – e mecânicas – é 100 a 300 vezes mais resistente ao corte do que o aço.
Qunwei Tang et al / Angewandte Chemie
Esquema de funcionamento dos painéis solares de grafeno
Esquema de funcionamento dos painéis solares de grafeno
Esta nova tecnologia pode assim fornecer electricidade tanto em dias de sol como em dias de chuva.
“Esta nova célula solar pode ser excitada pela incidência de radiação solar, nos dias de sol, e reagir quimicamente com os compostos salinos da água, nos dias de chuva”, diz Qunwei Tang, o líder da equipa de investigadores.
“As células solares para todo o tipo de tempo, como esta, poderão ser a solução para a actual crise energética do planeta”, conclui Tang, citado pelo The Register.
Para funcionar de forma eficaz, no entanto, é necessário que os painéis solares sejam produzidos comuma única folha de grafeno – ao contrário dos painéis convencionais, o que diminui sua eficiência ao sol.
Enquanto os painéis convencionais têm cerca de 20% de eficiência em boas condições solares, os painéis de grafeno têm uma eficiência ao sol de apenas 6,5%. Ou seja, menos de metade.
Apesar disso, os investigadores mantêm o optimismo. Afinal, a sua tecnologia está apenas no início, e certamente poderá ser aperfeiçoada para melhorar a eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário