segunda-feira, 9 de maio de 2016

Jornalista da BBC detido na Coreia do Norte e expulso do país

Imagem: g1.globo
Jornalista foi expulso por atacar o sistema da Coreia do Norte e por reportagens não-objetivas durante a permanência da equipa de filmagem. Ficou proibido de voltar a entrar no país.

O jornalista da BBC Rupert Wingfield-Hayes foi detido na Coreia do Norte e vai ser expulso, informou esta segunda-feira a emissora britânica.

Rupert Wingfield-Hayes foi um dos três elementos da equipa da BBC — a par com a produtora Maria Byrne e o operador de câmara Matthew Goddard — detidos na sexta-feira quando se preparavam para deixar a Coreia do Norte.

O jornalista foi interrogado durante oito horas pelas autoridades que o obrigaram a assinar uma declaração, segundo a BBC. A equipa de reportagem foi levada para o aeroporto.

Um funcionário do Comité Nacional da Paz da Coreia do Norte afirmou esta segunda-feira em conferência de imprensa em Pyongyang, citado pela agência noticiosa chinesa Xinhua, que o jornalista da BBC foi expulso por atacar o sistema da Coreia do Norte e por reportagens não-objetivas durante a permanência da equipa de filmagem.

Segundo o mesmo responsável, Rupert Wingfield-Hayes vai ser proibido de entrar novamente na Coreia do Norte. A equipa da BBC estava na Coreia do Norte nas vésperas do Congresso do Partido dos Trabalhadores, a acompanhar uma delegação de laureados com o prémio Nobel.

Segundo Stephen Evans, também da BBC, que ainda se encontra em Pyongyang, a liderança norte-coreana ficou desagradada com as reportagens que colocaram em evidência aspetos do quotidiano na capital, indica a emissora na sua página na Internet.

Wingfield-Hayes trabalha habitualmente como correspondente em Tóquio, segundo a agência Efe. Cerca de 130 jornalistas estrangeiros estão em Pyongyang a fazer a cobertura do Congresso do Partido dos Trabalhadores, que se realiza pela primeira vez em 36 anos, e que deve terminar esta segunda-feira.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário