segunda-feira, 9 de maio de 2016

Albergaria-a-Velha adere ao Dia Europeu Sem Elevadores

O Município de Albergaria-a-Velha vai assinalar o Dia Europeu Sem Elevadores (No Elevators Day) no próximo dia 13 de maio. A iniciativa faz parte da campanha NowWeMove, dinamizada pela International Sport e Culture Association, e pretende promover a utilização regular de escadas, em detrimento do uso de elevadores e escadas rolantes.

Em Albergaria-a-Velha vão ser colocados cartazes de sensibilização para a utilização das escadas nos elevadores dos equipamentos municipais, com referência a alguns dos benefícios associados a esta prática. A iniciativa será ainda divulgada na Internet e redes sociais, incentivando a comunidade a ser mais ativa no dia a dia. Para além de assinalar o Dia Europeu Sem Elevadores, o Município vai aderir ao “Move Week”, uma semana de promoção da atividade física, que decorre entre 23 e 29 de maio. Em Portugal, as duas iniciativas são coordenadas pela INATEL.


De acordo com uma sondagem Eurobarómetro de 2014, 59 por cento dos europeus nunca ou raramente praticam atividade física. A Organização Mundial de Saúde afirma que a inatividade é mais perigosa que fumar e um dos maiores fatores de risco para a mortalidade global. Utilizar as escadas de forma regular apresenta vários benefícios, como a melhoria dos níveis de colesterol, o fortalecimento da estrutura óssea, o aumento da capacidade respiratória e a redução do risco de osteoporose e fraturas.

Gabinete de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário