terça-feira, 4 de outubro de 2016

Raquel Varela conversa com leitores, sábado, na Biblioteca Municipal

A historiadora Raquel Varela vai estar na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha no sábado, 8 de outubro, pelas 17h00. O encontro com os leitores está inserido no ciclo “Conversa com…” e a entrada é livre.

Raquel Varela é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e do Instituto Internacional de História Social. É doutora em História Política e Institucional e, desde 2011, Presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono e vice coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

As relações laborais, o Estado Social, os movimentos operários e os partidos comunistas europeus têm sido alguns dos temas que Raquel Varela tem investigado ao longo dos anos. Entre os vários livros publicados destacam-se “História da Política do PCP na Revolução dos Cravos”, “História do Povo na Revolução Portuguesa – 1974-75” e “Para onde vai Portugal?”. Coordenou também as obras “Quem paga o Estado Social em Portugal?” e “Revolução ou Transição? História e Memória da Revolução dos Cravos”.


O mais recente livro, escrito em parceria com o psiquiatra António Coimbra de Matos, chamase “Do Medo à Esperança” e debruça-se sobre as formas de vencer o medo social e individual, com vista à reconstrução de uma sociedade participativa, em que o indivíduo não seja esmagado pelo coletivo. Raquel Varela tem sido presença assídua nos ecrãs televisivos, como comentadora de assuntos políticos e sociais, e integra atualmente o programa “O Último Apaga a Luz”, aos sábados à noite, na RTP. 

_____________________

Tu és do Tipo Positivo ou Negativo?
Tanto faz! Dar sangue é dar esperança de vida a milhares de pessoas. É Também uma oportunidade de ajudar sem interesse e uma demonstração de solidariedade.
Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e esta necessidade pode surgir em qualquer momento. A necessidade torna-nos iguais. Dá para receber. A Amizade está no sangue. Por favor DÁ SANGUE. Ajuda-nos a salvar mais vidas! Não fiques indiferente...
Convidamos as pessoas com grupos sanguíneos A- e 0- e 0+ a aderir à Colheita de Sangue que vai decorrer amanha, dia 5 de Outubro (4ª.-feira) entre as 15 e as 19 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago.
Deve -se tomar o pequeno-almoço e fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição, caso seja dador, basta o Cartão Nacional de Dador de Sangue

Mais informações nos site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
964 470 432

Nenhum comentário:

Postar um comentário