terça-feira, 4 de outubro de 2016

Hora de Fecho: O que eles disseram há um ano (e ninguém percebeu)

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Faz um ano sobre uma estranha noite eleitoral. Os discursos dos líderes tinham mensagens subliminares que só eles sabiam ler. O Observador descodifica o futuro a partir do que foi dito naquela noite.
A taxa de abandono dos cursos de Comandos, ao longo dos últimos cinco anos, tem estado sempre acima de 50%, um valor quase sempre superior às restantes forças especiais do Exército.
Fundo mantém previsões para a economia mundial, mas corta nas economias avançadas, com situação nos EUA e Brexit na origem do pessimismo. Populismo e políticas nacionalistas preocupam a organização.
Fundo reviu em baixa, de 0,6 pontos percentuais, a taxa de desemprego que previu há menos de duas semanas para este ano e para o próximo. É agora a organização mais otimista.
O FMI é mais optimista do que o Governo no desemprego e mais pessimista no crescimento. Estes três gráficos mostram os números mais importantes.
É a cidade com mais startups per capita do mundo, principal hub de inovação tecnológica fora dos EUA e o ecossistema mais amigo das mulheres empreendedoras. É possível recriar o "tachubal" de Israel?
Luís Montenegro diz que há "uma intenção declarada" do primeiro-ministro, quando fala em condição de recursos para as pensões mínimas. E diz que a criação de novos impostos "não é vida para o país":
Em reação à última análise feita pela UTAO às contas do Estado, CDS nota que receitas do Estado derraparam e PSD alerta para falência da realidade que tem sido "vendida" pelo Governo.
UTAO indica que os 447 milhões de euros destinados à reversão dos cortes salariais está "disponível na sua totalidade", mas admite que serão precisos "cerca de 130 milhões" a mais do que aquele valor.
De prisões soturnas até aos mais belos hotéis, centros culturais e museus pelo mundo fora. Numa época em que o futuro do Forte de Peniche é incerto, olhámos para o destino de 6 velhas cadeias.
É a regra dos 80/20: afinal, parece que só usamos 20% do que temos. Do detox ao minimalismo, ter menos roupa pode mesmo mudar a nossa vida. Está pronta para experimentar o roupeiro cápsula? 
Opinião

Rui Ramos
Em Espanha, Pedro Sánchez fez-se radical e tentou aliar-se ao radicalismo para continuar à frente do partido e chegar ao governo. Falhou. Em Portugal, António Costa conseguiu. É a diferença. 

Laurinda Alves
Enquanto não assegurarmos cuidados paliativos para todos, não podemos discutir a boa morte para alguns. Se começarmos pelo fim, teremos a certeza de que haverá abutres a pairar sobre as nossas cabeças

José Conde Rodrigues
É o sistema tributário que nos faz cair nos índices de competitividade internacional e afasta os estrangeiros que por cá querem investir. Tal notícia, em vez de ser desconsiderada, deve ser valorizada

Paulo de Almeida Sande
“Brexit é brexit”, mas a um qualquer referendo não deveria poder equivaler outro qualquer referendo? E se as pessoas mudarem de opinião? E se já tiverem mudado? Claro, agora já não se lhes pergunta…

Paulo Trigo Pereira
Com esta governação económica europeia caminharemos para a desagregação política. Até eu, que sou um europeísta convicto, me estou tornando mais eurocético. E não devo ser o único.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário