sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

360º - Que provas têm de dar Paulo Macedo e os novos gestores da Caixa? E a agitação política em Angola

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Governo aproveitou o feriado para anunciar um novo nome para a Caixa. Depois de alguma resistência, uma vez que preferiria ir para vice-governador do Banco de Portugal (como não?), Paulo Macedo acabou por aceitar o lugar. O nome deverá ser enviado ainda hoje para o Banco Central Europeu.

O futuro presidente da Caixa já tem, segundo o Negócios, vários nomes para a administração. O jornal avança três: José João Guilherme, vindo do BCP e do Novo Banco, será administrador executivo; Rui Vilar será chairman; e Esmeralda Dourado, atualmente na SAG, será uma das administradoras não executivas.

E o que é que se segue agora? A aprovação definitiva dos nomes não depende do governo e a equipa escolhida inicialmente por António Domingues teve algumas dificuldades lá fora. Veja aqui quais são os passos que as novas escolhas para a Caixa têm que dar antes de poderem tomar posse.

O homem que foi ministro da Saúde de um governo de direita durante a troika e que se tornou polémico há muitos anos por causa do salário que recebia como diretor-geral de Impostos vai ser imediatamente criticado pelo BE e pelo PCP? Parece que não. Segundo o Público, o Bloco fica contente com a experiência de Paulo Macedo na banca (afinal, há banqueiros bons) e, no PCP, o próprio Jerónimo de Sousa achou por bem não fazer "julgamentos". 

E não se esqueça: o secretário-geral do PCP vai poder falar de novo sobre o tema (se quiser) na abertura do congresso do partido. É já daqui a nada e o Observador vai estar a seguir tudo ao minuto ao longo do dia - e também no sábado e no domingo.


Informação relevante
Acabou o suspense em Lisboa: Santana Lopes não vai ser candidato nas autárquicas. Segundo disse ao Expresso, não está em causa o medo de perder as eleições, mas apenas a vontade de acabar o trabalho na Santa Casa.

Paulo Fonseca, presidente da câmara de Ourém pelo PS, corre o risco de perder o mandato por estar insolvente.O autarca perdeu um último recurso para o Tribunal Constitucional e o processo pode ser desencadeado a qualquer altura.

Dando vivas a um "Portugal eterno", Marcelo Rebelo de Sousa criticou ontem o governo de Pedro Passos Coelhopor ter abolido o 1 de Dezembro durante a troika: "O feriado nunca deveria ter sido suspenso".

Há muita coisa a acontecer em Angola:


François Hollande mostrou algum realismo e anunciou ontem que não se recandidata a Presidente de França.Com números desoladores nas sondagens, Hollande permite assim que o seu primeiro-ministro, Manuel Valls, concorra ao Eliseu pelos socialistas.

Donald Trump escolheu o general James "Mad Dog" Mattis para secretário de Defesa. A alcunha assusta, mas trata-se de um personagem complexo. Conhecido por falar de forma directa (trata-se de um eufemismo), o general foi afastado pela administração Obama por ser demasiado crítico do Irão. Mas, segundo o New York Times, defende posições que colidem com as convicções de Trump, por exemplo em relação à Rússia. "Mad Dog" Mattis é um solteirão e não tem televisão em casa - passa o seu tempo a ler livros sobre temas militares. 

Este domingo, em Espanha, joga-se o clássico Barcelona-Real Madrid e o Rui Miguel Tovar falou com um dos heróis desta rivalidade histórica: Evaristo de Macedo Filho. Está tudo muito bem explicado em mais uma entrevista da série "Questões do forno interno".

Entre ontem e hoje foi publicada muita opinião imperdível no Observador:
  • José Manuel Fernandes escreve "A Caixa e o Costa (mais o coitado do Ricardo Salgado)": "Tal como uma andorinha não faz a primavera, dois homens competentes – António Domingues e Paulo Macedo – não garantem só por si que o ADN do sistema deixa de ser o que é. Como se tem visto até agora."
  • Rui Ramos escreve "A Europa está nas mãos de Erdogan": "Que acontecerá nas eleições do próximo ano em França e na Alemanha, se o ditador turco Erdogan lançar outro milhão de refugiados na Europa? Poderá Erdogan eleger Marine Le Pen?"
  • Maria João Avillez escreve "Trezentos anos": "São 25 distintíssimas, diversíssimas e fortíssimas representações da Mater Dei (assim se chama a exposição), reeditando diálogo quase ininterrupto entre a arte e o sagrado, com Maria como intérprete".
  • Miguel Tamen escreve "O estilo português elevado": "O que impressiona na oratória portuguesa é o afinco com que os oradores perseguem posições elevadas. São as posições de quem se ocupa de assuntos que nenhum facto poderá afectar".
  • Ricardo Santos escreve "Um bom terceiro trimestre: com ou sem aviões. E 2017?": "Depois das medidas do último ano, Portugal está ainda mais exposto a choques externos. Se o “mundo mudar” e as yields subirem ainda mais, a “culpa” não será só da conjuntura externa".
  • José Ramón Pin e José Miguel Pinto dos Santos escrevem "Visão estratégica ou acaso?": "Se em 1975 tivesse adiado por um pouco a independência, possivelmente Cabo Verde tê-la-ia adiado até hoje. Provavelmente seria muito mais rico. Mas de certeza que seria menos autónomo e independente".

Os nossos Especiais
Foi ontem o 1 de Dezembro, mas ainda vai muito a tempo de perceber porque é que a coroa foi entregue à Casa de Bragança em 1640. Neste texto, um dos mais lidos no Observador durante o feriado, Carlos Maria Bobone explica como esta linhagem de nobres conquistou influência em Portugal e na Europa.


Notícias surpreendentes

Os Rolling Stones editam hoje o seu 25.º (vamos repetir: vigésimo quinto) álbum de estúdio. O que seria de nós sem eles? O Alexandre Borges responde (ainda por cima, por ordem alfabética).

Se puser um Model S da tesla ao lado de um Porsche 911 Turbo, quem ganha a corrida? Descubra aqui.

Olhe bem para o calendário: já percebeu que estamos quase no Natal? Acalme-se, nós estamos aqui para resolver todos os seus problemas. Por isso, já começámos a fazer as listas de presentes. A Ana Dias Ferreira começou com as mães - veja 20 ideias que pode aproveitar.

Os "anjos" da Victoria's Secret já desfilaram e há três artigos que tem mesmo que ver:
  • Estas fotos mostram como tudo se passou na passerelle (sim, esteve lá Sara Sampaio);
  • Aqui pode ver uma das notícias da noite: Irina Shayk desfilou grávida - vai ter um primeiro filho com o actor Bradley Cooper;
  • E já são conhecidas as imagens da festa depois do desfile(sim, volta a estar lá Sara Sampaio).

E assim chegamos a sexta-feira. Quer esteja de "ponte" ou a trabalhar, vá passando pelo Observador ao longo do dia - vamos ter todas as notícias actualizadas e explicadas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
_________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário