sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: Vem aí um Presidente de extrema-direita no euro?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Com todos os olhos virados para Itália, é também neste domingo que os austríacos escolhem um Presidente. Há boas probabilidades de Hofer ser o primeiro chefe de Estado de extrema-direita na zona euro.
Jerónimo centrou grande parte do discurso numa crítica aberta à deformação da UE. Eis cinco pontos descodificados do discurso do líder do PCP, que faz uma profissão de fé: a revolução chegará um dia.
Os comunistas reúnem-se este fim-de-semana para o XX Congresso do partido, o primeiro depois de encontrada a atual solução política. Jerónimo de Sousa classificou Cuba como "ilha da liberdade".
Ministério das Finanças acabou de confirmar que Paulo Macedo aceitou ser o presidente executivo da Caixa. Rui Vilar será o presidente não executivo. Os dois estão a formar equipa com o Governo.
Paulo Macedo aceitou o convite para liderar a CGD. Rui Vilar será chairman. Os dois estão a trabalhar com o Governo para fechar a nova equipa.
Paulo Macedo está a caminho da Caixa. O primeiro teste à adequação dos candidatos é feito na própria CGD. Depois há ainda o Banco de Portugal e o BCE que tem a palavra final. Que provas têm de passar?
Do lado do Estado fica a dívida histórica, de quase 600 milhões, os riscos futuros com os swaps e os complementos de reforma. Autarquia financia operação e investimento.
O piloto de Fórmula 1 alemão Nico Rosberg anunciou esta sexta-feira que se vai retirar do desporto, depois de se ter sagrado campeão do mundo esta semana.
Treze mulheres dos jogadores do Chapecoense tatuaram no seu corpo, antes da queda do avião, a imagem de um avião e de um coração alusiva a uma viagem que iriam realizam a Punta Cana.
Cristiano Ronaldo, Antoine Griezmann e Lionel Messi foram os três nomes anunciados, esta sexta-feira, pela FIFA na corrida à Bola de Ouro. O prémio vai ser entregue dia 9 de janeiro.
Selecionador nacional vai disputar com o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, e com do Leicester, Claudio Ranieri, o título de melhor treinador do ano para a FIFA. 
Opinião

Rui Ramos
Que acontecerá nas eleições do próximo ano em França e na Alemanha, se o ditador turco Erdogan lançar outro milhão de refugiados na Europa? Poderá Erdogan eleger Marine Le Pen?

Miguel Tamen
O que impressiona na oratória portuguesa é o afinco com que os oradores perseguem posições elevadas. São as posições de quem se ocupa de assuntos que nenhum facto poderá afectar.

José Manuel Fernandes
Tal como uma andorinha não faz a primavera, dois homens competentes – António Domingues e Paulo Macedo – não garantem só por si que o ADN do sistema deixa de ser o que é. Como se tem visto até agora.

Helena Garrido
A conjuntura internacional está a mudar rapidamente contra o que precisávamos. A recuperação económica e a confiança externa são frágeis, pelo que o nosso mais urgente problema continua ser financeiro

Ricardo Santos
Depois das medidas do último ano, Portugal está ainda mais exposto a choques externos. Se o “mundo mudar” e as yields subirem ainda mais, a “culpa” não será só da conjuntura externa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário