sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Macedo na CGD, sem votos contra (& a entrevista a Jerónimo de Sousa)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
José Eduardo dos Santos pôs o nome do sucessor num documento oficial: João Lourenço, um ex-comissário político das FAPLA – antigo exército do MPLA – e actual Ministro da Defesa. A notícia está a ser avançada pelo Expresso.
Hollande anunciou que se fica por aqui, justificando a decisão com a necessidade de unir a esquerda. Na verdade, Hollande tem os níveis de popularidade mais baixos da história da presidência francesa. O caminho fica aberto para Manuel Valls.
Trump escolheu "Mad Dog" Mattis para ministro da Defesa. Foi com uma espécie de pré-aviso no Twitter que ficámos a saber que vai mandar nas forças armadas americanas.
Uma televisão brasileira contou que uma funcionária chegou a avisar que o avião não tinha combustível suficiente. Mas, como não impediu o voo que se despenhou na terça-feira na Colômbia, foi afastada do cargoA companhia aérea foi já suspensa. E as homenagens à equipa da Chapecoense sucedem-se.

As duas notícias do dia

Paulo Macedo é a escolha do Governo para a CGD e parece ter caminho aberto, à esquerda e à direita do PS. O que já se sabe é isto (e pode ser lido aqui): os contactos entre António Costa e o ex-ministro recomeçaram há duas semanas; Macedo começou a fazer contactos para formar equipa (ficando com Rui Vilar, levando um nome que passou pelo Novo Banco, por exemplo); o Governo entregará hoje os nomes a Frankfurt, para acelerar o processo.
Se estes são os factos, depois teremos que ver o que falta saber: se Macedo foi convencido a aceitar, tendo resistido porque preferia ir para o Banco de Portugal; ou que aceitou logo e o Governo criou uma manobra de diversão para o deixar fazer os convites tranquilamente, como diz hoje o Negócios. Se a segunda for a verdade, houve muitas mentiras contadas pelo caminho.

Jerónimo de Sousa testa a 'geringonça' no PCP. A São José Almeida fez a análise do congresso, explicando-nos porque o partido adiou a discussão sobre a substituição do líder, explicando ainda de quem se fala para a sucessão e quem saiu da direcção comunista. Hoje, aqui no PÚBLICO, publicamos a segunda parte da entrevista a Jerónimo de Sousa. Deixo-lhe aqui os títulos principais, para que possa escolher por onde ir:
Para saber o que se passa no congresso do PCP, desta manhã até domingo, o melhor será ir lendo a São José Almeida e a Maria Lopes, que vão estar por lá por lá em permanência.

Outras notícias a ter em conta

Quem andar pelo Douro vai pagar “portagens”. As novas taxas devem implicar um custo de 1,46 euros por cada passageiro. E as empresas admitem repercutir gastos no preço dos bilhetes. Esta é a nossa manchete na Edição Norte de hoje.
Só 198 menores foram apanhados a beber álcool em ano e meio. Como pode ler na nossa manchete A lei pode ter mudado, mas a ASAE não tem meios para garantir que os mais novos não bebemNos hospitais, a situação é a mesma (e não é brilhante).
Está tudo cheio para a passagem de anoJN e DN dizem hoje que a festa está garantida, voltando tudo aos tempos pré-crise
No PSD não há festa, porque Santana obrigou Passos a procurar um candidato. O ex-líder disse ao líder do PSD que não quer ser avançar contra Fernando Medina, dias depois de uma capa de jornal ter pré-anunciado a decisão. Quanto a Passos Coelho, já disse ao partido que é "muito improvável" o partido apoiar Assunção Cristas na luta pela capital. Até Março tem que haver solução.
Sem haver solução, há uma proposta: Isabel dos Santos quer reforçar presença no BCP. Mesmo que as contas da Sonangol estejam no vermelho.

Boas leituras para si

Ken Loach, retrato do cineasta vermelho. É a capa do Ípsilon de hoje, um retrato a propósito de "Eu, Daniel Blake", o filme que recebeu a Palma de Ouro de Cannes e que estreia agora entre nós (mas que podia bem ser um prolongamento do congresso do PCP). O realizador esteve à conversa connosco - e a entrevista merece cada segundo do nosso tempo: "A lógica do sistema está pensada para aprisionar as pessoas".
Noutro plano, recomendo-lhe a crónica do Francisco Teixeira da Mota. Chama-se "Viva a tacanhez! Viva a carneirada!" e é uma defesa brutal (porque assertiva e imprevista) da liberdade de expressão. Ponto de partida? A frase do secretário de Estado das Finanças que deixou meio Parlamento aos gritos há uma semana.

Hoje acontece

Para além do congresso do PCP e das novidades da CGD...
O Benfica joga na Madeira, no início do 2º terço do campeonato. A nossa equipa de Desporto esteve a fazer contas e a comparar a tabela com a do ano passado e chegou à conclusão que a equipa de Rui Vitória ganhou... 12 pontos face aos adversários. Ora veja a infografia.
A FIFA escolhe os três melhores do ano, jogadores e treinadores. Na shortlist estão, até aqui, dois portugueses: Ronaldo e Fernando Santos. Chegarão à final?
Os investidores vão estar de olhos postos em Itália. O referendo de domingo, que pode mandar abaixo o Governo de Renzi, está a deixar a Europa e os mercados à beira de um ataque de nervos.

Só um minuto, para espreitar isto

As estreias da semananum vídeo de 60 segundos (para escolher o que ver este fim-de-semana).
As escolhas dos críticos de NY para o filme do ano (o que lhe digo é que dá vontade de cantar).
E o último single dos Smiths, que não, infelizmente não vão voltar.
Dito isto, teremos sempre as asas do desejo e o calendário do ano - esses estão garantidos. A si, desejo um dia produtivo e um fim-de-semana extraordinário. Sempre me ensinaram assim: quando é para pedir, pedimos o melhor.
Até já!
__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário