sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

“Faço o que gosto e isso não tem preço”

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Bijuteria com significado é o nome de um projeto de venda de bijuterias personalizáveis que tem como base o Facebook, local onde a sua criadora, Marisa, trata da divulgação e da venda dos seus produtos. Fomos tentar conhecer melhor este projeto, o contexto da sua criação e as repercussões que está a ter a nível de vendas.
Em que contexto surgiu a ideia de criar este projeto?
Comecei a produzir peças muito básicas inicialmente por gosto pessoal. Depois a procura aumentou e fui sempre ajustando o que fazia de acordo com as tendências da moda até chegar a um ponto em que finalmente percebi o que me distinguia das outras marcas e mantive-me pelos acessórios personalizados.
Porquê “Bijuteria com significado”?
O foco principal dos meus artigos é a personalização de acessórios de bijuteria e acessórios pessoais com as fotos e frases ao gosto das clientes. O objetivo é que as próprias peças contenham uma história, tenham uma simbologia especial para quem as utiliza e sejam especiais, apesar de bijuteria; daí o nome Bijuteria com Significado.
Há quanto tempo existe o “Bijuteria com significado”?
Comecei este projeto como é conhecido hoje em meados de 2010. Trabalhei durante 11 anos como empregada de escritório numa empresa de gestão. Tinha um emprego fixo/estável e decidi despedir-me para criar um projeto/empresa que viria a ser o meu único sustento. Foi a decisão mais difícil de tomar; trocar o certo pelo incerto. Ponderei sobre esta decisão durante quase 3 anos e só em Novembro de 2015 a levei avante. No início estava muito receosa que não fosse ter volume de trabalho suficiente para me sustentar. Mas felizmente foi ao contrário.
Que tipo de produtos podemos encontrar na sua página?
Faço desde os acessórios mais básicos como os porta-chaves, pulseiras, colares... Aos mais pessoais como rolhas de garrafa, espelhos de bolso, caixas de comprimidos, botões de punho... Recentemente tenho recebido, também, cada vez mais pedidos para lembranças de batismo, casamento, aniversário...
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Além das peças pré-definidas, é possível personalizar de acordo com os interesses dos clientes?
Todas as peças são personalizadas ao gosto das clientes. O que tenho na página são meros exemplos e sugestões de apresentação. O cliente depois personaliza tudo: a foto, a mensagem, os pendentes, as cores... Desta forma todas as peças são únicas!
Quais são as peças que têm tido mais saída? Porque é que acha que são essas e não outras?
Sem dúvida os porta-chaves e as pulseiras. Os porta-chaves por serem um acessório sempre prático, útil e muito em conta. As pulseiras por serem o objetivo mais usual no dia-a-dia de muitas mulheres que é, também, o meu público alvo.
Além das peças pré-definidas, é possível personalizar de acordo com os interesses dos clientes?
Todas as peças são personalizadas ao gosto das clientes. O que tenho na página são meros exemplos e sugestões de apresentação. O cliente depois personaliza tudo: a foto, a mensagem, os pendentes, as cores... Desta forma todas as peças são únicas!
Quais são as peças que têm tido mais saída? Porque é que acha que são essas e não outras?
Sem dúvida os porta-chaves e as pulseiras. Os porta-chaves por serem um acessório sempre prático, útil e muito em conta. As pulseiras por serem o objetivo mais usual no dia-a-dia de muitas mulheres que é, também, o meu público alvo.
O feedback do público tem sido positivo?
Muito! De mês para mês a marca cresce cada vez mais! Os feedbacks positivos e o “passa-a-palavra” contribuem muito para isso. É muito bom sentir o carinho e o agradecimento de quem recebe algo feito por mim... O poder marcar dias especiais e momentos especiais com o meu trabalho. É necessário muito tempo e dedicação; muitas horas de descanso perdidas. Vivo sem horários laborais mas faço o que gosto e isso não tem preço.
Quais são as vantagens de ter um negócio ativo através do Facebook? E desvantagens?
As vantagens julgo que são acima de tudo a facilidade com que chegamos a clientes de vários pontos do país. Não é necessário ter uma loja física para fazer chegar os artigos ao cliente. A compra é feita de forma mais cómoda. A principal desvantagem é que não existe interação com o público e isso ajuda imenso a estabelecer confiança durante a venda. Cada vez há mais pessoas desleais em páginas de negócios no Facebook e é uma luta transmitirmos essa confiança a quem compra virtualmente.
De acordo com a sua experiência neste ramo, acha que o panorama português de consumo é recetivo a este tipo de projetos que têm como base o Facebook?
Cada vez mais! Quando iniciei o projeto, existiam algumas marcas mas nem todas vingaram. Das que conheci nesse tempo, apenas 3 ou 4 marcas prevaleceram. É preciso sermos resilientes para vingarmos no meio virtual. Hoje em dia as redes sociais desempenham um papel muito importante na divulgação de negócios pois milhares de pessoas estão ligadas por este meio.
Quais são as melhores estratégias de negócio para quem quer vender produtos através desta rede social?
É necessário, acima de tudo, simpatia e uma boa definição do projeto. Delinear o que fazemos, em quanto tempo o fazemos e qual o nosso público alvo e trabalhar a partir daí. Cumprir com os prazos de envio e deixar o cliente satisfeito com o resultado final é uma boa forma de garantir clientes fieis.
Para visitarem a página deste projeto, basta seguirem este link: https://www.facebook.com/Bijuteriacomsignificado/?fref=ts

Texto escrito por Joana Veríssimo, aluna de Jornalismo da UC
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